São Paulo, quarta-feira, 12 de julho de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PERFIL DOS VOTANTES

Voto feminino é maioria em todas as faixas etárias no país

LETÍCIA SANDER
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

As mulheres são maioria entre os cerca de 126 milhões de brasileiros aptos a votar em outubro. Dados divulgados ontem pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) indicam que, entre os eleitores, há 4.028.720 mulheres a mais. Em 2002, elas já eram maioria, com vantagem de 1,89 ponto percentual em relação aos homens. Hoje, essa diferença aumentou para 3,2 pontos percentuais.
Ao contrário de 2002, quando os homens ainda eram maioria em alguns segmentos específicos de faixa etária, hoje há mais mulheres do que homens em todas as faixas pesquisadas. A que vai dos 25 aos 34 anos concentra o maior número de eleitoras: elas são 15.425.021.
Segundo pesquisa Datafolha divulgada no final de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o favorito entre o eleitorado feminino. Lula aparece na pesquisa de junho com 47% dos votos entre as mulheres, contra 43% de seu principal adversário, Geraldo Alckmin, do PSDB. Embora Lula ainda tenha a preferência feminina, Alckmin teve crescimento expressivo nesse eleitorado.
Na pesquisa Datafolha divulgada em maio, o ex-governador de São Paulo tinha apenas 34% dos votos entre as mulheres. No mesmo período, Lula caiu de 50% para 47% nas intenções de voto.
Considerando homens e mulheres, a faixa que vai dos 25 aos 34 anos é a que concentra a maior fatia: são cerca de 30 milhões de pessoas, ou 23,96% do total dos votos. Em 2002, essa faixa etária já era a mais significativa.
Os dados indicam crescimento no número de eleitores jovens e idosos. Em outubro de 2002, os eleitores de 16 anos, para quem o voto é facultativo, eram 635,6 mil. Hoje, contam 1,1 milhão. Em 2002, 1,6 milhão de pessoas com mais de 79 anos, cujo voto também é facultativo, estavam aptas a votar -agora, são 2 milhões.
De forma geral, o eleitorado brasileiro cresceu 9,25% em relação a 2002. São Paulo é o maior colégio eleitoral.


Texto Anterior: Serra defende mais presídios e o fim das cadeias em delegacias
Próximo Texto: Elio Gaspari: Geraldo Alckmin precisa ouvir o Bussunda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.