São Paulo, sábado, 12 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Além de tentativa de suborno, juiz aponta outros oito crimes a que Dantas responde

DA REPORTAGEM LOCAL

Daniel Dantas foi preso novamente pela Polícia Federal por haver indícios de que ele foi mandante da tentativa de suborno contra um delegado, mas o banqueiro é acusado de ao menos outras oito infrações, segundo o despacho do juiz federal Fausto Martin de Sanctis.
A Folha entrou em contato com a assessoria do Opportunity, que repassou o caso para os advogados de Dantas. Procurado, o advogado Fernando José da Costa não telefonou de volta para comentar as acusações contra seu cliente.
Caso seja condenado por todas as acusações, o banqueiro fica sujeito a pena de prisão que varia de 17 a 63 anos de prisão, além de pagar multas.
O mais grave dos crimes é o de tentativa de subornar um delegado para proteger ele, sua irmã e um sobrinho das investigações da operação Satiagraha. A tentativa de corromper o delegado pode render a ele de dois a 12 anos de prisão.
Dantas e seu grupo são acusados ainda de uso de informações privilegiadas, evasão de divisas, lavagem de dinheiro, gestão fraudulenta, operar instituição financeira sem autorização, formação de quadrilha, empréstimos irregulares e tráfico de influência.
A atuação de Dantas ia desde o envio irregular de dinheiro ao exterior à criação de empresas para burlar a fiscalização sobre suas operações financeiras.
A perícia realizada em discos rígidos de computadores do grupo de Dantas diz que sub-fundos do Opportunity Found, baseado no paraíso fiscal das Ilhas Cayman, recebia recursos de residentes no Brasil, o que configura evasão de divisas.
O dinheiro era reinvestido em bolsas brasileiras, diz a PF. Os fundos e "offshores" do esquema movimentaram cerca de R$ 3 bilhões em 2001.
Ele também fez empréstimos irregulares entre suas empresas que chegariam a quase R$ 500 milhões.


Texto Anterior: Grampo indica que Nahas sabia de novo campo da Petrobras
Próximo Texto: PF faz buscas em empresa e casa de Eike
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.