UOL

São Paulo, terça-feira, 12 de agosto de 2003

Texto Anterior | Índice

Grupo invade fazenda pela 3ª vez no Paraná

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CURITIBA

Cerca de 300 pessoas ligadas ao MTR (Movimento dos Trabalhadores Rurais) invadiram na manhã de ontem a fazenda Alvorada, em Lindoeste (650 km a oeste de Curitiba). É a terceira vez este ano que a área, de 550 hectares, foi ocupada pela organização, que não tem vínculos com o MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra).
Segundo a Polícia Militar, a ação na fazenda foi pacífica. O caseiro, a mulher e os quatro filhos puderam ficar na propriedade, usada na criação de 800 cabeças de gado.
Os invasores estão acampados na sede da Alvorada e nos barracões onde são guardados os maquinários. Os tratores e cavalos da fazenda, segundo o soldado Valmir Albertini, do destacamento da PM em Lindoeste, já estão sendo usados para preparar a terra para o plantio.
Os membros do MTR disseram à polícia que a área é improdutiva, mas o proprietário da fazenda, Edi Celipranti, contestou a acusação na Justiça. Há 60 dias, quando houve a segunda invasão do imóvel pelo MTR, Celipranti conseguiu um mandado de reintegração de posse.
Os sem-terra deixaram a área quando a PM se preparava para fazer o despejo e acamparam na estrada que faz divisa com a fazenda. Ontem, voltaram a invadir a área, defendendo que ela fosse incluída no processo de reforma agrária por ser "improdutiva".
Uma das primeiras ações dentro da Alvorada foi a queima de um canavial de 600 metros quadrados. O canavial é usado como corta vento para proteger o gado.
(DIMITRI DO VALLE)


Texto Anterior: MST bloqueia rodovia e invade Chesf em AL
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.