São Paulo, quarta-feira, 12 de setembro de 2001

Texto Anterior | Índice

Receita causa atraso em inquérito

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A Receita Federal está atrasando o andamento do inquérito no Supremo Tribunal Federal sobre o suposto envolvimento do senador Jader Barbalho na venda de TDAs (títulos da dívida agrária) emitidos de forma irregular.
Depois de mais de um mês de espera, o relator desse inquérito, ministro Carlos Velloso, devolveu ontem os autos ao procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro, e pediu que ele se manifeste sobre a demora da Receita.
A Folha apurou que, se Brindeiro recomendar, Velloso fará um ofício enérgico à Receita ordenando que cumpra ordem judicial.
Em 7 de agosto, o ministro decretou a quebra dos sigilos bancário e fiscal de Jader no inquérito. Essa decisão permitirá o acesso da Polícia Federal às movimentações entre outubro de 1988 e maio de 1989 e às declarações de renda desses anos, período em que era ministro da Reforma Agrária.
A expectativa no STF era que a Receita e os bancos fornecessem os dados até 15 dias depois da quebra dos sigilos, mas só recebeu as informações das instituições financeiras. O atraso superior a um mês é considerado excessivo.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.