São Paulo, segunda-feira, 12 de dezembro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Estoque de munição
Ao fazer tantas concessões à esquerda petista, traduzidas na resolução aprovada sábado pelo Diretório Nacional, o presidente da sigla, Ricardo Berzoini, tenta se cacifar para negociar com o governo os pontos de vista do PT na campanha de 2006.

PT pit-bull
O texto original da resolução, atenuado graças à trégua provisória entre as alas de Aloizio Mercadante e Marta Suplicy, foi descrito como "raivoso" por petistas presentes à reunião. Sem meias palavras, tascava um "política econômica conservadora".

Quinta-coluna
Enquanto Jaques Wagner tentava, por telefone, atenuar a resolução, um de seus vizinhos no Palácio do Planalto, o assessor Marco Aurélio Garcia, não só defendeu o texto como, segundo petistas presentes à reunião, parecia em campanha para derrubar Antonio Palocci (Fazenda).

Escriba-mor
A primeira resolução da nova direção do PT mostrou que Valter Pomar, candidato derrotado à presidência do partido, dará o tom dos textos daqui em diante. Berzoini foi só coadjuvante.

Liberdade vigiada 1
Delúbio Soares aguardava na sexta à noite, depois de depor na Polícia Federal sobre o caso Coteminas, o vôo 3563 da TAM quando uma mulher gritou: "O senhor vai contar a verdade ao Brasil?" Ele apenas balançou a cabeça, afirmativamente.

Liberdade vigiada 2
A mulher insistiu: "Quando, senhor Delúbio, quando?". O ex-tesoureiro dessa vez não respondeu. Algumas pessoas aplaudiram a interpelação.

Passa boiada
Líderes de partidos da base só esperam um "sim" da Mesa da Câmara ao pedido do PT para remanejar membros "hostis" do Conselho de Ética para fazer o mesmo pedido.

Questão de honra
O líder do PFL no Senado, José Agripino (RN), dedicou o fim de semana a garantir que a CPI dos Bingos aprove a convocação de Antonio Palocci (Fazenda) amanhã. Ontem, dizia ter garantidos os oito votos necessários.

Desceram do muro
No sábado, Geraldo Mesquita (sem partido-AC), que, apesar de ser autor do requerimento, andava reticente quanto à convocação do ministro, garantiu que votará a favor. Outra confirmação veio do hesitante PDT.

Feliz Ano Novo
Uma vez aprovada na CPI, para o que deverá ser necessário o voto de Minerva do presidente, Efraim Morais (PFL-PB), a ida de Palocci à CPI deverá ficar para a convocação extraordinária, caso ela venha a ocorrer, ou para depois do recesso, em fevereiro.

Vale tudo 1
Nas reuniões da "batcaverna", além do caminho alternativo encontrado nos Estados Unidos para que a CPI dos Correios tente ter acesso a dados da conta de Duda Mendonça, falou-se na hipótese de se usar métodos "não-republicanos" para obtê-los.

Vale tudo 2
O "plano C", tratado com reservas pelos parlamentares, equivale, na prática, a contrabandear informações que estão na Polícia Federal e no Ministério Público para definir os próximos passos da investigação.

No forno
O PPS já tem pronta uma Adin (ação direta de inconstitucionalidade) para apresentar se o presidente Lula levar a cabo a idéia de fazer execução orçamentária por meio de medida provisória.

Filho grato
Natural de Alagoas mas eleito por São Paulo, o presidente da Câmara, Aldo Rebelo (PCdoB) destinou quatro de suas emendas ao Orçamento do ano que vem ao seu Estado natal.

TIROTEIO

Do deputado Raul Jungmann (PPS-PE) sobre a resolução do Diretório Nacional do PT:
-O presidente Lula deu o caminho e o PT o seguiu: retórica golpista, somada à irresponsabilidade econômica e fiscal, podem resultar, em 2006, numa receita explosiva.

CONTRAPONTO

Cinza das horas

O senador Ney Suassuna (PMDB-PB) esteve em Lagos, na Nigéria, há alguns anos e, na volta, recebeu um pedido do embaixador brasileiro:
-Comprei um relógio que é uma antigüidade e queria mandá-lo para minha mulher, no Rio. O senhor pode levá-lo?
O peemedebista aceitou a encomenda e o relógio, de porcelana, foi colocado cuidadosamente ao seu lado, no banco da classe executiva.
Meia hora após a decolagem, o comandante avisou que teriam de retornar a Lagos por um problema mecânico na aeronave.
Nesse momento, um passageiro entrou em pânico na classe executiva, correndo em direção à cabine. As aeromoças detiveram o homem, mas, na pressa, o colocaram exatamente na poltrona em que estava o relógio.
-Seu relógio está cacos-, disse Suassuna à mulher do embaixador, ao desembarcar.


Próximo Texto: Lula quer mínimo de R$ 350 para fortalecer a reeleição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.