São Paulo, domingo, 13 de janeiro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Presidente vai se encontrar com parente russo

DO ENVIADO A MOSCOU

Famoso por dizer que tem raízes em quase todos os Estados brasileiros que visita, o presidente Fernando Henrique Cardoso encontrou "ramificações" até em Moscou, onde desembarca hoje com sua comitiva de 91 pessoas.
FHC vai aproveitar essa viagem para se encontrar com um parente distante na capital russa: Serguei Brandão, neto de Otávio Brandão, intelectual anarquista que aderiu ao Partido Comunista.
Otávio Brandão, que viveu em Moscou, era primo de Nayde Cardoso, mãe de Fernando Henrique Cardoso.

Folclore
O hábito de FHC de citar antepassados em diversos locais já entrou para o folclore político brasileiro. O gesto é visto como uma tentação irresistível de agradar a todos -o mesmo motivo pelo qual não consegue declarar-se torcedor de um time sem elogiar igualmente o adversário.
Em Manaus, o presidente sempre cita que sua mãe é de lá. Em Alagoas, diz que sua mãe tem parentes lá. No Paraná, diz que seu pai, general Leônidas Cardoso, nasceu lá.

"Minha terra"
Declara-se carioca, sem esquecer que é igualmente paulista. FHC chama a cidade de Goiás, conhecida como Goiás Velho, de "minha terra", porque seu bisavô brigadeiro Felicíssimo Espírito Santo Cardoso foi comendador e vice-presidente da então província de Goiás.
Naquele Estado, o presidente não se esquece de mencionar que em Anápolis há uma rua com o nome do seu avô general Joaquim Inácio.
Conhecendo a fixação do presidente por seus antepassados, o governador do Tocantins, Siqueira Campos, aproveitou uma visita presidencial à usina hidrelétrica de Lajeado, a 90 km de Palmas, e fez uma homenagem a um ascendente distante do presidente.
"Esse eu não conhecia", admitiu Fernando Henrique na ocasião. (WS)


Texto Anterior: Governo: FHC inicia viagem pós-apagão à Rússia
Próximo Texto: Exportações ao país cresceram 160% em 2001
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.