São Paulo, quinta-feira, 13 de janeiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Forma de nomeação é criticada por religioso

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

Para D. Pedro Casaldáliga, a Igreja Católica quer nomear um novo bispo para a prelazia (jurisdição) de São Félix do Araguaia (MT) que não seja "da mesma linha" dele.
Em entrevista à Folha, criticou a forma como o Vaticano nomeia os bispos. Segundo ele, o trabalho escravo, a devastação da floresta amazônica pelo avanço da soja e os conflitos indígenas permanecem sem solução na região.

 

Folha - O manifesto é principalmente contra o segredo do nome do bispo a ser nomeado?
D. Pedro Casaldáliga -
Os nomes que foram apresentados por nós, por outras pessoas e por outros bispos foram ignorados. O comentário que alguns fazem, e tem cabimento, é o de que o novo bispo não deve ser da nossa linha, porque, se fosse, ele faria questão de se encontrar comigo.

Folha - Ao que o sr. se refere quando diz que não querem que o novo bispo siga a mesma linha?
Casaldáliga -
Dá para pensar. Pode ser que seja uma pessoa mais ou menos tímida e diga: "d. Pedro tem toda uma história e eu vou me sentir constrangido".

Folha - O problema não é o sr. deixar ou não a igreja, mas a forma como isso está sendo conduzido?
Casaldáliga -
É o procedimento que a gente contesta. Uma das coisas que a Igreja Católica tem que mudar é o procedimento na eleição de bispos.

Folha - Continuam as ameaças contra a vida do sr. na região?
Casaldáliga -
Ultimamente pararam. Mas não se resolveu em nada o problema dos xavantes em MT. Eles entraram na área [terra indígena], mas os ocupantes [posseiros] continuam dentro também. É um processo absurdo.

Folha - Outra questão ainda é o trabalho escravo?
Casaldáliga -
É um problema da floresta amazônica. A grande problemática agora é o agronegócio, a soja, com toda a violação do meio ambiente, com desmatamento e com o veneno que se usa.

Folha - O sr. gostaria de ficar em São Félix do Araguaia?
Casaldáliga -
Deixo as águas correrem e Deus dirá.


Texto Anterior: Saiba mais: Defesa da reforma agrária motivou censura em 1988
Próximo Texto: Papa nomeia 2 bispos auxiliares em Salvador
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.