São Paulo, quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Índice

Rádios de vice do DF atuam sem registro

Três das emissoras não informam nome fantasia ao Ministério das Comunicações

Diretor do grupo de Paulo Octávio diz haver pedido de registro para a Voz do Cerrado e que a Globo AM funciona graças a decreto


FERNANDA ODILLA
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Três das quatro rádios das Organizações Paulo Octávio (DEM), do vice-governador do Distrito Federal, não têm registro no Ministério das Comunicações com os nomes que utilizam para ir ao ar.
Segundo o Ministério das Comunicações, é preciso pedir autorização à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica da pasta para usar o nome fantasia das emissoras. A ausência desse registro é considerada infração administrativa e pode ser punida com multa.
A pedido da Folha, há uma semana o ministério tenta, sem sucesso, localizar os registros das rádios Mix FM, Band AM Brasília e Globo AM Brasília. As três são do grupo Paulo Octávio e recebem recursos públicos para divulgar propaganda do governo do Distrito Federal.
Segundo levantamento feito com base nos repasses das empresas de publicidade, essas emissoras ganharam cerca de R$ 3,8 milhões da administração direta entre 2007 e 2009.
A Mix FM está registrada no Ministério das Comunicações como Principal e em nome de terceiros. As Organizações Paulo Octávio informam, por meio da assessoria, que a empresa de investimentos imobiliários do governador participa, de forma minoritária, da composição societária da rádio.
Como retransmissora da Band AM em Brasília, de acordo com o ministério, a rádio Voz do Cerrado Ltda. deveria ter solicitado o registro com o nome que vai ao ar e não com a razão social, como foi feito.
A Voz do Cerrado é a emissora que o vice deixou de declarar à Justiça Eleitoral em 2006, apesar de ter sido constituída e registrada na Junta Comercial de Goiás em 2004, como a Folha revelou ontem.
Questionado sobre os registros, o diretor do grupo, Itamar Jardim, não informou os números usados por Voz do Cerrado e Gama Super Rádio, retransmissora da Globo AM .
Jardim disse que, desde janeiro de 2009, deu entrada no ministério com pedido de transferência e autorização para a Voz do Cerrado funcionar na frequência registrada em nome da Fundação Cultural Eclética Universal. Quanto à retransmissora da Globo AM, ele diz que ela funciona graças a um decreto legislativo. Contudo, o decreto é para outra empresa do grupo.


Texto Anterior: Frase
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.