São Paulo, sábado, 13 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

saiba mais

Historiadores veem prisão como "inédita"

DA REPORTAGEM LOCAL

A decretação da prisão de um governador em exercício de mandato pela suspeita de corrupção e obstrução de uma investigação criminal é inédita no país, segundo historiadores ouvidos pela Folha.
O historiador da USP Boris Fausto afirma que a detenção do governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (sem partido), é "um fato excepcional e pode marcar uma virada" no cenário político e jurídico do país.
De acordo com Fausto, a prisão de Arruda também ajuda a resgatar a credibilidade do STF (Supremo Tribunal Federal), que nos últimos meses passou a ter sua imagem vinculada a uma "liberalidade excessiva".
O historiador, porém, diz que é preciso analisar o caso com cautela, pois ele ainda está em uma fase inicial e o combate à corrupção depende de muitas mudanças de regras, procedimentos e comportamentos da classe política.
Marco Antônio Villa, historiador da UFSCar (Universidade Federal de São Carlos), também diz que a detenção do governador do DF marca uma novidade na história do país. "É saudável saber que a Justiça tomou um atitude contra um político corrupto", afirma
Para Villa, a sociedade precisa ficar atenta para que o escândalo do DF não acabe ficando marcado como mais um no qual a impunidade, ao final, prevaleceu. "É preciso acompanhar o caso de perto, pois senão ele pode ser mais um "sonho de carnaval" que termina na quarta-feira de cinzas", afirma.
Para José Murilo Carvalho, historiador membro da Academia Brasileira de Ciências e da Academia Brasileira de Letras, a inédita prisão de um governador durante o mandato é um "fato auspicioso, mas é lamentável que ele não possa encontrar na cadeia outros que mereciam estar lá, como é o caso dos mensaleiros".
De acordo com Carvalho, na prática, no Brasil "as pessoas são desiguais perante a lei", e a prisão de Arruda faz com que a sensação de impunidade diminua no país.


Texto Anterior: Decisão sobre DF congelaria votação de PECs
Próximo Texto: Análise: Brasília é um caso especialíssimo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.