São Paulo, sexta-feira, 13 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Aos 71, morre o deputado do RS Synval Guazzelli

DA AGÊNCIA FOLHA, EM PORTO ALEGRE

O ex-governador do Rio Grande do Sul Synval Guazzelli, 71, morreu ontem vítima de esclerose lateral amiotrófica, uma doença degenerativa que atinge a capacidade motora. Deputado federal pelo PMDB-RS, ele estava internado havia dez dias na Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Santa Lúcia, em Brasília. O corpo será velado hoje no Palácio Piratini, sede do Executivo gaúcho.
Synval Sebastião Duarte Guazzelli ocupou duas vezes o cargo de governador do Rio Grande do Sul: a primeira vez de 1975 a 1979, durante o regime militar, quando era filiado à Arena, e a segunda de 1990 a 1991, quando assumiu o posto por ser vice de Pedro Simon (PMDB), que se desincompatibilizou para concorrer ao Senado.
Guazzelli também foi ministro da Agricultura em 1994, durante o governo Itamar Franco, e presidente do Banco Meridional.
Advogado, Guazzelli começou sua carreira política em Vacaria (RS), onde nasceu em 24 de janeiro de 1930, pela extinta União Democrática Nacional. Em 1958 e em 1962, elegeu-se deputado estadual. Em 1970, já na Arena, obteve a maior votação para deputado federal no Estado: 87.243 votos. Foi novamente eleito para a Câmara em 1982 e em 1998. Apesar da doença, que o obrigou a usar uma cadeira de rodas, ele fazia questão de ir à Câmara. Separado da ex-deputada estadual Ecléa Fernandes, Guazzelli deixa três filhas: Paula, Rosana e Mônica.


Texto Anterior: Outro lado: Advogado diz que não há provas para medida
Próximo Texto: Orçamento: Servidor pode ter reajuste em ano eleitoral
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.