São Paulo, sexta-feira, 13 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Paul Singer diz que governo é esquizofrênico

JULIANO BARRETO
ENVIADO ESPECIAL A PORTO ALEGRE

O secretário nacional de Economia Solidária do Ministério do Trabalho e Emprego e um dos fundadores do PT, Paul Singer, criticou ontem a falta de organização do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva em questões relacionadas ao desenvolvimento tecnológico. Singer participou de palestra no 8º Fórum Internacional de Software Livre, em Porto Alegre.
Ao responder a perguntas do público, uma delas sobre uma possível contradição do governo atual ao incentivar o software livre e, ao mesmo tempo, a criação de patentes nas universidades, o professor de economia da USP disse: "Esse é um governo ambíguo e esquizofrênico. É de direita e de esquerda".
Em seguida, completou a frase em tom mais ameno: "O governo do Brasil é praticamente tão grande quanto o país. São dezenas de milhares de governantes realizando projetos. Não há como todo mundo saber de tudo".
Aos 75 anos, Singer afirmou "não ter a habilidade da informática", mas destacou os programas de código livre como ferramenta para a socialização do conhecimento.
"Nem Einstein e Galileu foram geniais sozinhos. Antes deles, muita gente pesquisou e preparou o terreno para as suas descobertas." Os programas livres, que podem ser usados, distribuídos e alterados sem pagamento ao autor original são uma das ferramentas que o governo usa na política da Economia Solidária. O "software livre" é uma bandeira do PT, discutida em documentos e diretrizes políticas do partido.
"O movimento neoliberal obstaculiza a difusão de conhecimento, e o software livre é a melhor contra-revolução neste sentido", completou o economista.
Em dezembro de 2004 foi aprovada a Lei de Inovação Tecnológica (Lei nº 10.793), cujo objetivo era regulamentar medidas de estímulo à pesquisa científica, permitindo ao país adquirir autonomia tecnológica e desenvolvimento industrial.
A nova lei funcionou como impulso e incentivo a processos de licenciamento de patentes registradas pelas universidades.


Texto Anterior: Discurso: Lula diz querer "PACzinhos" para área social, saúde e segurança
Próximo Texto: Para ser grande, partido não deve pensar em fatias, diz presidente
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.