São Paulo, domingo, 13 de maio de 2007

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Record apóia aborto, e Universal doa camisinha

LAURA MATTOS
DA REPORTAGEM LOCAL

A TV Record, ligada à Igreja Universal do Reino de Deus, decidiu lançar campanha em defesa do direito ao aborto, em oposição ao que sustentou o papa Bento 16 na visita ao Brasil.
Essa era uma posição até então discretamente apoiada pela igreja do bispo Edir Macedo, proprietário da Record. A Universal também realizou recentemente, em Soweto, África do Sul, a distribuição de 150 mil preservativos, condenados pela Igreja Católica. A Folha apurou que prepara ação semelhante no Brasil e em outros países onde está presente.
Um comercial institucional pelo direito ao aborto começou a ser veiculado anteontem nos intervalos da Record. A peça havia sido apresentada na quinta pelo "Jornal da Record". A reportagem ligava a campanha ao Instituto Ressoar, projeto social da emissora. A Record, contudo, decidiu assumir a "assinatura" da campanha.
A Folha apurou que a ordem para a veiculação, em plena visita do líder católico ao país, foi dada pelo bispo Honorilton Gonçalves, superintendente artístico e homem-chave de Edir Macedo na Record.
Na propaganda, uma mulher afirma ter decidido "conquistar a liberdade de usar minissaia", com quem se casar, "usar pílula anticoncepcional" (condenada pela Igreja Católica), "conquistar espaço no trabalho para não ser mais discriminada" e, "pelo voto, quem seria o presidente do Brasil". "Será que eu não posso decidir o que fazer com o meu corpo?", questiona.
A peça se encerra com a frase: "Aborto. Porque toda mulher sempre é capaz de decidir sobre o que é importante".
A reportagem sobre a polêmica do aborto no "Jornal da Record" já havia sido claramente contrária à posição defendida por Bento 16. Ricardo Frota, gerente de comunicação da Record, disse ontem que a rede "está cumprindo o compromisso assumido antes da vinda do papa de dar um caráter jornalístico à visita, com cobertura nos telejornais e entradas ao vivo na programação".
Frota afirmou que a campanha da Record é "em defesa da liberdade de escolha da mulher", e que sua iniciativa é uma parceria entre a emissora e o Ressoar. O instituto é presido por Ivanildo Lourenço, pastor licenciado da Universal.

Fé no lucro

A Rede TV!, umas das que mais espaço têm dado à cobertura da visita do papa, aproveita para lucrar. Em seus intervalos, vende medalhas de frei Galvão, canonizado por Bento 16 na sexta. O produto, da Rede TV! Shop, custa R$ 88. "Leve sua medalha para ser abençoada na missa da canonização ou pela transmissão da TV", diz o site de comércio da emissora Parte do lucro, garante, será doada "a obras do frei Galvão".


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