São Paulo, quarta, 13 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DEPOIMENTO
Itamar Franco compara FHC ao ditador Júlio César

SILVANA DE FREITAS
da Sucursal de Brasília

O ex-presidente Itamar Franco aproveitou ontem seu depoimento perante a Justiça Eleitoral para atacar o presidente FHC.
Itamar, que depôs sobre a denúncia de uso da máquina do governo na obtenção do apoio do PMDB à reeleição, comparou FHC ao ditador romano César. Ele fez o comentário com base em uma foto do presidente ao lado dos líderes da ala governista do PMDB, tirada um dia após a convenção do partido, realizada no dia 8 de março. "Lembrei-me dos tempos de César", disse o ex-presidente.
Os peemedebistas aliados ao governo teriam ido ao Palácio do Planalto para comemorar a vitória: a rejeição da proposta de lançamento de candidato próprio do partido a presidente da República. Na transcrição do depoimento, a referência a César foi suprimida.
Durante duas horas e meia de interrogatório, Itamar disse que não tinha provas sobre a liberação de recursos públicos em troca de votos dos convencionais.
Citando reportagens de jornais, o ex-presidente disse acreditar que houve abuso e classificou a convenção de "fascista".
"Cheguei à dolorosa conclusão de que o governo realmente interferiu na convenção do PMDB."
Demonstrando mágoa com seu sucessor, Itamar acusou FHC de ter assinado, indevidamente, a cédula do real na época de seu lançamento, em 1994, e de ter utilizado esse fato durante sua campanha a presidente da República.
"Pedi ao então candidato, talvez ele tenha esquecido, que não fizesse isso. Foi uma falha minha. Ele não poderia ter assinado a cédula, porque já não era mais ministro (da Fazenda)." O real foi lançado em 1º de julho de 1994, quando FHC já havia deixado a Fazenda para concorrer à Presidência.
Em vários momentos, Itamar afirmou ao corregedor-geral da Justiça Eleitoral, ministro Nilson Naves, que não dispunha de provas porque estava fora do país.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.