São Paulo, quarta, 13 de maio de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sete pessoas são presas em ato do MST no interior do Ceará

PAULO MOTA
da Agência Folha, em Fortaleza

Sete pessoas foram detidas ontem em Santa Quitéria (217 km a oeste de Fortaleza) durante manifestação organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais e pelo MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra). Segundo a Polícia Militar, o protesto reuniu cerca de mil pessoas.
Entre os presos está o vereador Raimundo Nonato Araújo de Moura (PSDB). A advogada Rossana Magalhães também foi presa, mas foi libertada depois da interferência do presidente da seção cearense da Ordem dos Advogados do Brasil, Paulo Quezado.
Além deles, foram para a cadeia o vereador petista José Wellington Moura, o presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, Elias Barbosa, o presidente municipal do PSB, Hermelino Paulino, e os funcionários públicos Anastácio Parente e Paulo Régis Moura.
O delegado de Santa Quitéria, José Vieira da Mata Filho, disse que os manifestantes foram presos em flagrante sob a acusação de formação de quadrilha e apologia ao crime.
"Eles estavam organizando uma manifestação para promover baderna e possivelmente um saque na cidade. Eu fui lá, antecipei-me e abortei a bagunça antes de ela acontecer", diz Mata.
Genésio Morais, da diretoria do sindicato, disse que a manifestação reivindicava a abertura de 11 mil vagas de trabalho no município e melhorias na distribuição de água e alimentos.
As prisões ocorreram por volta das 8h, quando os manifestantes se reuniam na estrada que dá acesso à cidade.
O chefe de gabinete da Prefeitura de Santa Quitéria, Cláudio Lobo, disse que cerca de 95% da safra agrícola do município está perdida devido à seca. Ele diz que a demanda de empregos para a cidade é de 5.000 vagas.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.