São Paulo, sexta-feira, 13 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PV tem pouca consistência, diz intelectual

DA REDAÇÃO

Fundado em 1986 no Rio, o PV brasileiro nunca apresentou uma forte consistência ideológica. Nas eleições de 2006, os verdes fecharam alianças que iam do PT ao PFL, passando por PSDB, PP e PMDB.
Segundo o cientista político Nivaldo Correia da Silva, 39, autor da tese "A Formação do Partido Verde no Brasil", essa flexibilidade política não ocorre só no Brasil, mas "existe também em nível internacional, porque o discurso deles é de que não são nem de esquerda nem de direita: eles estão à frente".
Além disso, explica Silva, o PV não conseguiu se firmar como partido ideológico precisamente "por ter se apoiado bastante em movimentos ecológicos, que são efêmeros: quando eles conseguem conquistar o objetivo por que lutam, desaparecem".
Por exemplo, luta-se para despoluir um rio: quando o rio é despoluído, o movimento se esvazia: "Acabou aquela bandeira, o movimento deixa de existir". Isso afeta o PV que, "para se manter no cenário partidário, procura se sustentar por meio de alianças, justamente por não ter condições de disputar as eleições sozinho".
O primeiro PV surgiu na Austrália, em 1972 -hoje os verdes estão presentes em mais de 120 países. No Brasil, o PV é mais forte no Sudeste (10 dos 13 deputados federais), seguido do Nordeste (28 dos 57 prefeitos) e Norte. Já nas regiões onde a agropecuária tem mais influência política (Sul e Centro-Oeste), o PV praticamente inexiste.
Mas isso decorre também das vertentes regionais dos ecologistas: "Na Amazônia há a questão da destruição da floresta e da defesa das reservas extrativistas, que envolve sindicalistas. No Sul há uma feição que rejeita a partidarização da causa ecológica, mas luta contra os agrotóxicos na lavoura. Já no Sudeste há a questão urbana: os carros, a poluição do ar e dos rios". (MAURICIO PULS)


Texto Anterior: PV fraudou notas para justificar despesas
Próximo Texto: Empresas têm sedes registradas em lago da cidade
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.