São Paulo, domingo, 13 de agosto de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SEM-TERRA
Massacre deixou 11 mortos
Começa amanhã júri do caso Corumbiara

DA AGÊNCIA FOLHA

Cinco anos depois, começa amanhã o julgamento dos acusados pelo massacre de Corumbiara (RO), acontecido em agosto de 1995 e que resultou na morte de nove sem-terra e dois policiais. O julgamento tem previsão de durar até 6 de setembro.
Os 12 policiais militares e dois sem-terra acusados pelas mortes serão julgados pelo 1º Tribunal do Júri de Porto Velho, capital do Estado. Para garantir a segurança no local foi preparado um esquema especial, que contará com cerca de 500 policiais militares e 200 policiais federais. A juíza que presidirá a sessão, Sandra Nascimento de Souza, disse que, em razão do número de réus, o julgamento foi fracionado em oito dias. "Há julgamentos com previsão de se estender por mais de um dia", disse.
O massacre aconteceu em 9 de agosto de 1995, na fazenda Santa Elina, que havia sido invadida por cerca de 700 sem-terra. O confronto aconteceu de madrugada, quando 187 homens da PM cumpriam uma ordem de reintegração de posse da área.
(VIVIANE PEREIRA)



Texto Anterior: No planalto: Escolha aqui o FHC de sua preferência
Próximo Texto: Questão indígena: 85% das reservas dos índios são alvo de invasões
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.