São Paulo, sexta-feira, 13 de agosto de 2004

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Missão cumprida
Com o faroeste em curso na CPI do Banestado, o governo acredita ter alcançado seu objetivo mais imediato. Tirou o presidente do BC, Henrique Meirelles, do centro do noticiário.

Quem poupa tem
Enquanto Aldo Rebelo negocia com PSDB e PFL uma saída honrosa para a CPI do Banestado, a tropa de José Dirceu no Congresso estica a corda. Acredita que a papelada lhe permitirá emparedar gente graúda (e emplumada) da oposição.

Projeto Genoma
No Congresso, o banco de dados que o relator petista José Mentor estaria montando com os sigilos quebrados da CPI foi batizado de "DNA do capital".

Trabalhos manuais 1
Dirceu operou no varejo a ressurreição das reeleições de José Sarney e João Paulo Cunha. O consolo para Renan Calheiros esquecer a presidência do Senado inclui um ministério no curto prazo e apoio do PT e do governador Ronaldo Lessa à sua candidatura em Alagoas em 2006.

Trabalhos manuais 2
A fórmula para permitir só uma reeleição também está definida: o projeto que está na Câmara será alterado no Senado.

Quem indica
Pelo projeto de lei que cria o Conselho Federal de Jornalismo, caberia à Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas) indicar os primeiros conselheiros para um mandato de dois anos.

Quem manda
Se ao final de dois anos não estivesse definida a forma de escolher conselheiros, a Fenaj voltaria a indicá-los por igual período. Dada a ligação da entidade com o PT, bem se pode imaginar quem iria "orientar, disciplinar e fiscalizar" a imprensa por no mínimo quatro anos.

Vala comum
O presidente da Câmara, João Paulo Cunha, não prevê alta velocidade na tramitação da proposta de criação do Conselho Federal de Jornalismo.

O comunicador
Anthony Garotinho, ex-governador e secretário de Segurança do Rio, manifestou interesse em adquirir "O Dia". Ouviu que o jornal não está à venda.

Dos nossos 1
A indicação de Fausto Pereira dos Santos para chefiar a ANS, no início do ano, foi saudada em boletim interno da Unimed: "O novo presidente conhece de perto o setor (...), inclusive sob a perspectiva das operadoras".

Dos nossos 2
Segue o texto da Unimed: "A expectativa é que sua gestão promova alterações positivas na legislação". Em julho, Santos declarou que a ANS não poderia garantir aos usuários a "pacificação do setor" no caso dos reajustes de até 81% dos planos.

Tô fora
Principal líder do PTB em São Paulo, Campos Machado escolheu palanque bem distante para se esquivar do assédio de petistas e tucanos na capital. Será o de Joaquim Francisco, candidato de seu partido em Recife.

Guerra suja
Desde abril, o TRE recebeu 2.600 denúncias de propaganda irregular no Estado de São Paulo, quase metade na capital.

Visitas à Folha
Gilberto Gil, ministro da Cultura, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Orlando Senna, secretário do Audiovisual, Manoel Rangel, assessor especial da secretaria, Luis Turiba, chefe da Assessoria de Comunicação Social, e de Patrícia Marins, diretora-executiva da In Press Porter Novelli.
 
Sérgio Corrêa da Costa, diplomata, historiador e membro da Academia Brasileira de Letras, visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do líder do PFL José Carlos Aleluia, sobre o senador petista Aloizio Mercadante, que disse ao colega tucano Arthur Virgílio não ter "controle sobre o Mentor" (deputado do PT e relator da CPI do Banestado):
-Não tem mesmo. Quem controla o Mentor é o Dirceu.

CONTRAPONTO

Quase igual

Na festa em que lançou sua candidatura a vereadora em São Paulo, a apresentadora Soninha contou com a presença de estrelas do PT, como a prefeita Marta Suplicy, e de celebridades de TV.
O mestre de cerimônias da noite, que acabou convertida em show, foi o cantor e compositor Simoninha. Ele até deu uma canja com Eduardo Suplicy em "Blowin" in the Wind", clássico de Bob Dylan a toda hora entoado pelo senador.
Em visita à capital paulista, um militante petista de Caruaru (PE) foi convidado para a festa e decidiu conferir a badalação.
Empolgado com o repertório musical, cantou e dançou a noite inteira. Diante do entusiasmo do visitante, amigos paulistanos providenciaram para que ele fosse apresentado à anfitriã.
Quando se deparou com a candidata, ele não teve dúvidas:
-Olhe, se eu morasse aqui, votaria em você, Simoninha!


Próximo Texto: PF faz apreensão na Caixa; Justiça vê "excesso em ação"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.