São Paulo, sábado, 13 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MÍDIA ESTRANGEIRA

Duda e discurso são destaques na imprensa

DA REDAÇÃO

Os principais jornais do mundo deram destaque, ontem, em suas versões on-line, ao desenrolar da crise política no Brasil e ao discurso do presidente Lula se desculpando por erros de seu governo.
"O presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva pediu desculpas em cadeia nacional de televisão por um escândalo de suborno e financiamento eleitoral na sexta enquanto um deputado aliado disse, pela primeira vez, que o presidente estava a par dos desvios antes que eles ocorressem", começava o texto do norte-americano "The New York Times". A reportagem destaca as declarações de Valdemar Costa Neto à revista "Época", dizendo que elas foram uma "implicação direta" de Lula num novo desenvolvimento do "escândalo de dez semanas".
O francês "Le Monde" destaca também o depoimento de Duda Mendonça à CPI dos Correios, dizendo que ele agravou a crise ao revelar "que o PT pagou seus serviços em uma conta aberta no paraíso fiscal das Bahamas". O periódico também mencionou a pesquisa Datafolha, que mostra que José Serra derrotaria Lula no segundo turno se as eleições fossem hoje. "A sondagem revelou também uma baixa da popularidade do presidente entre os setores da população que lhe eram os mais favoráveis."
O espanhol "El País" abriu sua reportagem dizendo que "novas acusações de corrupção, que chegam ao centro da campanha que levou ao poder Luiz Inácio Lula da Silva, alimentam os temores de um possível impeachment e golpeiam a popularidade do presidente brasileiro". Para o jornal, a situação de Lula "ficou extremamente comprometida" com as declarações de Duda e a "onda de denúncias se intensificou" com as "graves acusações" de Valdemar Costa Neto.
O alemão "Die Welt" preferiu destacar o efeito na economia, sob o título "Escândalo de propina abala mercado brasileiro".


Texto Anterior: Delgado classifica entrevista como "violenta"
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Marketing: PT apresenta notas de pagamentos a Duda
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.