São Paulo, sexta-feira, 13 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

GOIÁS

Associação teria prometido lotes

PF investiga a troca de terrenos por votos

ADRIANA CHAVES
DA AGÊNCIA FOLHA

A Superintendência da Polícia Federal de Goiás e o Ministério Público Estadual investigam a denúncia de promessas de loteamentos na periferia de Goiânia em troca de votos para candidatos do PMDB local.
O inquérito se baseia em declarações de moradores da Vila Mutirão, periferia de Goiânia, que acusam a Associação em Direito da Terra do Estado de Goiás de fazer promessa de entrega de lotes em troca de votos para os candidatos Iris Rezende, que concorre ao Senado, e Maguito Vilela, que disputa o governo estadual.
Segundo o promotor de Justiça Eleitoral Humberto Machado de Oliveira, os interessados em adquirir os lotes se inscreviam mediante o pagamento de uma taxa de R$ 15, que dava direito a cupons para concorrer ao sorteio de carros e outros prêmios.
"As pessoas preenchiam fichas com os números de título e da seção. Com base nesses dados, a associação compararia após a apuração, em cada uma das seções, quantos votos os candidatos em questão tinham e quantas pessoas de tal seção estavam cadastradas para determinar se elas havia efetivamente votado nos políticos."
Em uma operação comandada pela promotora de Justiça Eleitoral Daltiva Joana Trindade do Prado, no final da semana passada, foram apreendidas mais de 200 fichas de inscrição já preenchidas e R$ 1.160 em dinheiro na sede da associação.


Texto Anterior: Outro Lado: Secretário diz que PMs faziam 'lazer particular'
Próximo Texto: Outro Lado: Deputado vê "perseguição política" no caso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.