São Paulo, Quarta-feira, 13 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ESTADO

Crítica é de presidente do órgão

Governador do Piauí é "vacilante", diz OAB

da Sucursal de Brasília

O presidente da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) no Piauí, Nelson Nery Costa, defendeu anteontem uma intervenção federal no Estado, pois considera que o governador Francisco de Assis de Souza (PMDB), o Mão Santa, tem sido "vacilante" no combate ao crime organizado.
"O governador tem agido sob pressão", disse. Costa, no entanto, não acredita que o governo federal possa ajudar. "As prioridades do governo federal são outras."
Ele defendeu também que um coronel do Exército assuma o comando da Polícia Militar do Piauí. O atual comandante, Valdílio de Sousa Falcão, foi afastado por suspeita de envolvimento com o esquema comandado pelo coronel da reserva José Viriato Correia Lima (acusado pela Polícia Federal de comandar um esquema de emissão de notas fiscais frias).
A pedido do deputado Wellington Dias (PT-PI), o secretário da Receita Federal, Everardo Maciel, determinou às áreas de fiscalização e de inteligência que aprofundem as investigações no Piauí.

Outro lado
Anteontem, Mão Santa acusou o senador Hugo Napoleão (PFL-PI) de estar por trás das denúncias de crime organizado no Estado com envolvimento de PMs.
"Ganhei de um príncipe, filhote da ditadura. Ele (Napoleão) é quem está fazendo tudo por trás", disse o governador à Folha.
Sobre o presidente da OAB local, Mão Santa disse: "Ele nunca fez nada e agora quer é aparecer".
Questionado sobre o envolvimento de policiais militares com o crime organizado, Mão Santa disse que a PM do Piauí é uma das "mais honradas do país".
A Folha ligou para a casa do senador Hugo Napoleão, em Brasília, mas foi informada de que ele está viajando. (FLÁVIA DE LEON)


Texto Anterior: Itamar ameaça desviar rios
Próximo Texto: Protesto: Em marcha, punks derrubam placa da Embaixada dos EUA
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.