São Paulo, sexta-feira, 13 de outubro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Em carta, Otero diz ser vítima de macarthismo

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Em carta enviada ao ministro da Fazenda, Pedro Malan, datada de 10 de outubro, Sérgio de Otero Ribeiro afirma que o relatório sobre sua gestão teria utilizado "frases e expressões que, lidas fora de contexto, mantêm no ar suspeitas -objetivamente não corroboradas- sobre a minha isenção como gestor do Serpro".
O presidente afastado do Serpro se considera um perseguido. Segundo ele, a ""distorção" no relatório "se ajusta ao ambiente macarthista que se busca instaurar contra o governo".
A afirmação é uma referência à campanha de perseguição política desencadeada nos Estados Unidos pelo senador Joseph Raymond MacCarthy (1909-1957) contra pessoas acusadas de defender o comunismo durante a chamada Guerra Fria.
O presidente afastado do Sepro afirma ainda ter constatado "com satisfação que não existem no relatório referências a ilicitudes ou irregularidades de qualquer ato de gestão".
Em seguida, Otero passa a enumerar os resultados alcançados pelo Serpro sob seu comando, que não teriam sido tratados no relatório da comissão constituída para investigá-lo.
Cita como exemplo a expansão do Siafi (sistema informatizado de acompanhamento de gastos federais), as declarações do Imposto de Renda pela Internet, além da implantação do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).
Otero afirma não haver provas de que sua atuação teria sido influenciada pelas atividades profissionais de sua mulher, Rosane Rodrigues Batista.
Procurado pela Folha, que deixou recado no seu telefone celular, Otero não respondeu aos telefonemas da reportagem até a conclusão desta edição.
Rosane Batista foi localizada e disse que "depois" ligaria para a Folha, mas até o fechamento desta edição ela não fez o contato prometido anteriormente.
A assessoria da Prolan também não respondeu à mensagem deixada pela Folha em telefone celular.



Texto Anterior: Investigação: Fazenda aponta irregularidade no Serpro
Próximo Texto: Envolvido trabalhou para FHC
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.