São Paulo, segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabeira assina carta contra a homofobia

O candidato disse que, se eleito, a Prefeitura do Rio reconhecerá a união civil de pessoas do mesmo sexo

Rafael Andrade/Folha Imagem
O candidato Fernando Gabeira (PV) com participantes da 13ª Parada do Orgulho Gay, no Rio

COLABORAÇÃO PARA A FOLHA, DO RIO

O candidato do PV à Prefeitura do Rio, Fernando Gabeira, assinou ontem Carta Compromisso por um Rio sem Homofobia, elaborada pelos organizadores da 13ª Parada do Orgulho LGBT Rio (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais). O evento foi realizado na tarde de ontem na avenida Atlântica, em Copacabana (zona sul).
Segundo o documento, o candidato se compromete, entre outras coisas, a criar, no primeiro ano de governo, uma Coordenadoria de Defesa, Promoção e Garantia de Direitos LGBT e uma unidade de execução de políticas públicas específicas para a comunidade.
Gabeira disse ainda que "a prefeitura reconhecerá a união civil de pessoas do mesmo sexo para efeitos de pagamento de pensão e benefícios decorrentes" aos servidores do município. Prometeu também dar prosseguimento ao projeto Damas, de apoio à inserção de travestis no mercado de trabalho. Gabeira assinou o documento, mas não participou da parada.
Já Eduardo Paes, candidato do PMDB, foi representado por Carlos Alberto Muniz, vice de sua chapa. Paes disse que passaria o dia se preparando para o debate que aconteceria na noite de ontem. Muniz também assinou a carta-compromisso.
No evento, o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, evitou falar sobre o segundo turno carioca. Minutos depois, o governador Sérgio Cabral (PMDB) declarou: "Aguardem amanhã no horário nobre", dando a entender que Minc deve declarar apoio a Paes.
Manifestantes fizeram discurso saudando os cariocas por terem rejeitado a homofobia, menção velada ao senador Marcelo Crivella (PRB), derrotado na eleição, que se manifestou contra a lei que criminaliza a discriminação.


Texto Anterior: Marta explora vida pessoal de Kassab, que recorre à Justiça
Próximo Texto: Eleições 2008 / São Paulo: Marta e Kassab se acusam de mentirosos em debate tenso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.