São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SAIBA MAIS

Economia fez Bush rejeitar acordo climático

DA REDAÇÃO

Após oito anos de negociações difíceis e muitas vezes frustrantes, o mundo assistirá nesta semana à entrada em vigor do Protocolo de Kyoto. O acordo internacional é o único instrumento concebido até hoje para reduzir a interferência perigosa do homem no clima da Terra, propondo que os países industrializados cortem em 5,2%, entre 2008 e 2012, suas emissões de gases-estufa em relação a 1990.
Essas substâncias, como o dióxido de carbono (CO2) e o metano (CH4) são produzidas por atividades como a queima de petróleo e carvão. Elas têm a propriedade de reter na atmosfera o calor irradiado pela Terra, elevando a temperatura do planeta -com conseqüências como tempestades secas e inundações, que, segundo vários cientistas, já se fazem sentir.
Os EUA respondem por quase um quarto das emissões globais de CO2. Mas seu presidente, George W. Bush, rejeitou o tratado de Kyoto em 2001. O argumento de Bush era que cortar emissões seria prejudicial à economia e aos empregos. (CA)


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Autor fez tese sobre sem-terra do Maranhão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.