São Paulo, segunda-feira, 14 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Índice

Planalto filia quatro ao PMDB no fim de semana

FERNANDA KRAKOVICS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O Palácio do Planalto filiou deputados ao PMDB durante o final de semana para tentar diminuir o poder no partido do secretário de Governo do Rio de Janeiro, Anthony Garotinho. Essa movimentação fez a bancada da legenda ficar do tamanho da do PT, que era a maior da Casa. As duas siglas estavam com 90 deputados até o fechamento desta edição.
O objetivo é tentar impedir a estratégia de Garotinho e do presidente do PMDB, deputado Michel Temer (SP), de tirar o deputado José Borba (PR), que é governista, da liderança do partido, e colocar em seu lugar o deputado Saraiva Felipe (MG), que é da ala oposicionista.
O grupo de Garotinho deve votar no deputado Virgílio Guimarães (PT-MG) para a presidência da Câmara. O candidato oficial do PT, apoiado pelo Palácio do Planalto, é o deputado Luiz Eduardo Greenhalgh (SP).
"No PMDB está uma guerra entre governistas e oposicionistas. O Garotinho entrou pesado e está filiando deputados. Estamos torcendo e até trabalhando para que o Borba ganhe essa parada. Se ganha a turma do Temer, eles vão ter a maior bancada, e nós não vamos ter a primazia da escolha das comissões", disse o líder do PT, deputado Arlindo Chinaglia (SP), para a bancada petista.
O ministro Eunício Oliveira (Comunicações) filiou ao PMDB quatro deputados durante o final de semana: Lúcia Braga (PT-PB), Lino Rossi (PP-MT), Enio Tatico (PTB-GO) e Renato Cozzolino (PSC-RJ). Mais parlamentares eram esperados até o final da noite de ontem. A ofensiva governista é para se contrapor à filiação de sete deputados feita por Garotinho no início deste mês.
"Essa vai ser uma noite longa e teremos também um longo dia amanhã [hoje]. Não podemos entrar com a musculatura frouxa", disse Chinaglia na reunião da bancada petista.
O efeito colateral da manobra do Planalto para aumentar o PMDB é que as presidências das comissões temáticas da Câmara são definidas de acordo com o tamanho das bancadas.


Texto Anterior: Autor fez tese sobre sem-terra do Maranhão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.