São Paulo, quinta-feira, 14 de abril de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Servidores em Águas de São Pedro correspondem a 17,2% da população

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS

Com sua economia voltada exclusivamente ao turismo, a estância de Águas de São Pedro (190 km a noroeste de São Paulo) é apontada pelo IBGE como o terceiro município do país com maior número de servidores públicos municipais em relação ao número de habitantes (1.845, segundo censo de 2000).
Os servidores da cidade correspondem a 17,2% da população. Nesse índice, o município aparece apenas atrás de Anhangüera (GO) e de Itacuruba (PE). Dos cerca de 320 servidores, ao menos 60 são comissionados, segundo o secretário de Administração e de Desenvolvimento Humano da cidade, Sílvio César Corrente, 31.
A administração questiona o número de habitantes utilizado pelo IBGE para calcular a média proporcional de servidores e diz que o número de funcionários é ideal porque a população da cidade pode chegar a 5.000 nos finais de semana e até a 20 mil nos feriados, pois é uma estância turística.
"O censo do IBGE está defasado. O censo municipal realizado em julho de 2001 apontou uma população de 3.182 pessoas. Hoje temos estimativa de que a cidade tenha cerca de 3,5 mil moradores fixos. Mesmo assim, acredito que o número de servidores [320] é ideal porque o fluxo aumenta muito nos finais de semana e nos feriados", disse o secretário.
De acordo com a administração, a prefeitura gasta 52% de sua receita líquida com a folha de pagamento dos servidores. O limite é de 54%. A folha de pagamento é de R$ 240 mil e o orçamento municipal para este ano está previsto em R$ 7,5 milhões, incluindo as despesas com o Legislativo.
A administração informou passar por uma readequação administrativa e que 35 funcionários comissionados devem ser cortados nos próximos dias.


Texto Anterior: Taxa de iluminação pública é a mais comum das cobradas por prefeituras
Próximo Texto: Panorâmica - Operação Anaconda: Tribunal rejeita denúncia de peculato-desvio contra o juiz Rocha Mattos
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.