São Paulo, sexta-feira, 14 de abril de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL


Vale a pena...
A despeito das declarações públicas de consideração, o presidente Lula, na intimidade, já começou a falar mal de Márcio Thomaz Bastos.

...ver de novo
Em uma conversa, o presidente disse que o ministro da Justiça não controla a PF. Em outra, que só se preocupa com seus ex-clientes. Em ambas, que o STF teria sido aparelhado por Thomaz Bastos, e não pelo governo. Quem ouviu já assistiu a esse filme e sabe como ele termina.

Com pressa
Apesar da previsão do ministro Joaquim Barbosa, do STF, de que a denúncia do mensalão só será julgada em 2007, Luiz Fernando Pacheco, advogado de José Genoino, vai apresentar a defesa preliminar antes da intimação do ex-presidente do PT.

Linha de defesa
Pacheco diz que a acusação do procurador-geral da República, Antonio Fernando -que aponta Genoino como membro do "núcleo principal da quadrilha"-, é "uma peça adjetiva, sem apoio em fatos concretos".

Do lar 1
Apesar de ter denunciado praticamente todo o "núcleo" de Marcos Valério, Antonio Fernando excluiu da lista a mulher do publicitário, Renilda Santiago, que, aliás, já havia passado incólume pela CPI dos Correios.

Do lar 2
Renilda, que era sócia das agências de Valério, disse nos depoimentos que era dona-de-casa e não sabia dos negócios do marido. Antonio Fernando a chama de "testa-de-ferro" de Valério, mas não a inclui no rol dos denunciados.

Guerra aos insetos
Ontem era só ponto facultativo em Brasília, mas o Congresso ficou fechado. Na Câmara, os funcionários foram avisados que ficassem em casa, pois haveria uma dedetização geral.


Vai ter troco
Emissários de propostas de capitulação endereçadas a Marta Suplicy devem se preparar. A ação do Planalto em prol de Aloizio Mercadante só incendiou as hostes martistas. "Vai ter briga de rua", prevê um aliado.

Endereço certo
A candidatura de Marta a deputada não está no cenário, mas um apoiador da ex-prefeita provoca: "Se fosse candidata, se fixaria em Osasco, Guarulhos, Santo André e São Miguel".

Nomes aos bois
Os alvos da ira martista são João Paulo Cunha, o prefeito de Guarulhos, Elói Pietá -cuja mulher, Janete, será candidata- e os deputados Professor Luizinho e Paulo Teixeira.

Fincando bandeira
Para aproveitar o embalo na região, Mercadante fará uma festa com "bebidas a preço de custo" em Osasco no dia 20. No convite, a escolha do senador é descrita como "fundamental à reeleição de Lula".

Fumaça cinza
Embora provável, a ida do marqueteiro Luiz Gonzalez para a campanha de Geraldo Alckmin ainda não está fechada. Ele trabalhou com o tucano nas disputas pelo governo (2002) e pela prefeitura paulistana (2000).

Boa sorte
Cesar Maia descarta a aliança entre PFL e PSDB para a sucessão do Rio e provoca: "Torcemos para que seja verdade a candidatura do Eduardo [Paes]. Será como Feghali e Bittar em 2004: um elimina o outro".

Outro lado
Eduardo Suplicy (PT-SP) considera "incorreta e indelicada" a avaliação de que Lula se referia a ele quando reclamou dos que o evitavam no auge da crise. O senador diz que, a convite do presidente, esteve com ele em várias ocasiões recentes.

TIROTEIO

Do ministro Paulo Bernardo (Planejamento) sobre a edição de medidas provisórias para liberar recursos do Orçamento:
-Esperamos o Natal, o Ano Novo, o Carnaval, veio a Páscoa e o Orçamento não foi votado. Não podíamos esperar indefinidamente, sob o risco de comprometer a economia.

CONTRAPONTO

Piadinha de médicos

Em sua última visita como governador a obras da área de saúde, em 28 de março, Geraldo Alckmin foi à obra do futuro Instituto Doutor Arnaldo, que abrigará 726 leitos.
Antes, passou pelo Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas, um quarteirão distante, para visitar o pronto-socorro.
Depois de subir 20 andares, o elevador da obra do novo hospital deu um tranco e parou.
As dez pessoas que acompanhavam o tucano, assustadas e praticamente no escuro, ficaram apreensivas e sugeriram chamar a emergência.
O ex-governador, que é médico anestesista, brincou com o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata:
-Vamos ver o lado positivo, Barradas. O Instituto de Ortopedia está aqui ao lado. E funcionando a todo vapor!
Logo depois, para alívio geral, o elevador voltou a funcionar.


Próximo Texto: Sem Orçamento, governo libera R$ 26,2 bi com 2 MPs
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.