São Paulo, domingo, 14 de maio de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DATAFOLHA
No cenário mais provável para a eleição em SP, Maluf tem 13%
Marta e Erundina seguem empatadas em primeiro

DA REDAÇÃO

As pré-candidatas Marta Erundina (PT) e Luiza Erundina (PSB) continuam liderando a preferência do eleitorado na sucessão paulistana, indica pesquisa Datafolha feita na última quinta-feira.
Elas aparecem tecnicamente empatadas nos seis cenários analisados. Marta, ex-deputada, atinge no mínimo 30% e no máximo 33% das intenções de voto. O melhor desempenho da deputada e ex-prefeita Erundina é 27% e o pior, 25% -atingidos em cinco das seis situações pesquisadas.
A margem de erro da pesquisa é de três pontos percentuais, para mais ou para menos. Assim, Marta pode ter, no mínimo, 27% e, no máximo, 36% das intenções de voto. Erundina fica entre 22%, no mínimo, e 30%, no máximo.

Principal hipótese
No cenário que, até o momento, pode ser considerado o mais provável para outubro, as pré-candidatas do PT e do PSB oscilaram positivamente em relação à última pesquisa, em 25 de abril. Marta lidera com 30%, e Erundina tem 25% -antes, tinham, respectivamente, 27% e 22%.
A seguir, estão o ex-prefeito Paulo Maluf (PPB), que oscilou dois pontos e passou a 13%, e o senador Romeu Tuma (PFL), que caiu quatro pontos e está com 7%. Considerando a margem de erro, Maluf tem de 10% a 16% das preferências e Tuma, de 4% a 10%.
Neste cenário, o vice-governador de São Paulo, Geraldo Alckmin (PSDB), oscilou um ponto e tem 4%. Permanecem estáveis o ex-presidente Fernando Collor (PRTB), com 3%, e Enéas Carneiro (Prona), com 2%.
O prefeito Celso Pitta (PTN) e o ex-vice-governador José Maria Marin (PSC), que não foi incluído no levantamento anterior, têm 1% cada. O deputado Marcos Cintra (PL) e o filósofo Roberto Mangabeira Unger (PPS) não chegam a 1% das intenções de voto.
Levando em conta a região em que os eleitores dizem morar -no total, foram entrevistados 1.080 moradores da cidade-, Marta atinge seu melhor desempenho (34%) na zona leste, região em que Erundina tem 27%. Na zona sul, a petista tem 28% e fica empatada com a rival do PSB (27%). O melhor desempenho de Maluf é na zona norte (19%).
Em outro cenário que permite traçar a evolução da intenção de voto -que inclui os maiores partidos, Collor e Pitta-, Marta oscilou de 27% para 30% e Erundina, de 23% para 25%. Maluf permaneceu estável, com 15%. Tuma oscilou de 10% para 7% e Alckmin, de 3% para 4%. Collor continua com 3%. Pitta, que tinha 2%, não atingiu 1% das intenções de voto.

Quércia e Delfim
Além de Marin, a pesquisa incluiu dois nomes: o ex-governador Orestes Quércia, do PMDB, que avalia a possibilidade de concorrer, e o deputado Delfim Netto, do PPB, sugerido por Maluf.
No caso em que aparece como candidato, Quércia obtém 4% das preferências. Delfim, por sua vez, atinge 1% -nesse cenário, Marta e Erundina alcançam seus mais altos índices de intenção de voto: 33% e 27%, respectivamente.
Dos três novos nomes, Quércia é o mais conhecido (98%). Dos entrevistados, 82% afirmam conhecer Delfim. No caso de Marin, são 48%. O levantamento destaca ainda que, nesse quesito, melhorou a situação de Alckmin -agora, 42% afirmam conhecê-lo.
Considerando apenas os entrevistados que afirmam conhecer cada possível candidato à prefeitura, Pitta continua com a mais alta taxa de rejeição: 90% dos entrevistados dizem que, com certeza, não votariam no atual prefeito.

Segundo turno
Na simulação de um eventual segundo turno, Marta e Erundina estão tecnicamente empatadas. A pré-candidata do PT oscilou de 47% para 44%, enquanto Erundina permaneceu estável com 38%. Nos confrontos com nomes do PPB, as duas levam vantagem.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: Imprensa: Reforma gráfica da Folha é aprovada por 81% dos leitores
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.