São Paulo, quarta-feira, 14 de maio de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CASO MENSALÃO

Empresários que depositaram para Duda nos EUA viram réus

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A Justiça Federal aceitou denúncia contra dois empresários envolvidos em esquema citado no processo do mensalão. Eles seriam os responsáveis pelos depósitos no exterior para Duda Mendonça, ex-marqueteiro do presidente Lula em 2002.
Segundo o Ministério Público Federal, Glauco Diniz Duarte e Alexandre Vianna de Aguilar são acusados de evasão de divisas e lavagem de dinheiro. A investigação aponta para uma "extensa e contínua rede de operações travadas pela empresa dos réus com doleiros brasileiros e estrangeiros".
Eles teriam constituído uma empresa na Flórida (EUA), para "operar com troca de cheques, câmbio de moeda estrangeira e remessa de valores". Por meio de uma conta no Bac Florida Bank em nome da empresa, faziam operações com recursos próprios e de terceiros "sem a devida declaração" à Receita.
"A conta funcionava como autêntica conta-ônibus, que abriga várias outras subcontas, o que permite a dissimulação de natureza, origem, localização, movimentação e propriedade dos valores movimentados", afirmou o Ministério Público.
A partir de 2003, Duda recebeu R$ 10,5 milhões numa conta em nome da "offshore" Dusseldorf, nos EUA. Teria sido por meio da conta mantida no Bac Florida Bank que a Dusseldorf recebeu as remessas como pagamento a Duda por campanhas do PT em 2002. A reportagem não conseguiu localizar os empresários. (PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Campo minado: Garimpeiros invadem área da Vale no Pará
Próximo Texto: Suíça deve colaborar no caso que envolve Alstom e Metrô
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.