UOL

São Paulo, sábado, 14 de junho de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Embaixada diz que o objetivo é "informar"

DA REPORTAGEM LOCAL

A Embaixada dos Estados Unidos em Brasília informou, por meio de sua assessoria de comunicação, que a viagem de deputados, pesquisadores e assessores do governo federal aos EUA e África do Sul tem por objetivo permitir "acesso a informações sobre o tema".
A Monsanto avisou, por meio de sua assessoria de comunicação, que não se manifestará sobre a viagem e que as informações poderiam ser prestadas pela embaixada.
No roteiro da viagem, a justificativa apresentada é "discutir a biotecnologia do ponto de vista das indústrias americanas, dos grupos de interesse dos setores de agricultura e alimentos, do governo dos EUA, bem como do ponto de vista de produtores de pequena escala da África do Sul".
Nos EUA, o plantio de transgênicos é permitido por lei há sete anos. Na África do Sul, há um ano.
Além dos sete deputados e cinco funcionários da Monsanto, a comitiva inclui um representante da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil), Raimundo Caramuru Barros, dois de organizações não-governamentais e dois assessores do PT, além de pesquisadores de universidades.
Pelo menos quatro dos viajantes são contrários à liberação dos transgênicos. (RV)


Texto Anterior: Trem da soja: Lobby transgênico leva deputados aos EUA
Próximo Texto: Panorâmica - Propinoduto: Silveirinha indica Garotinho como testemunha de sua defesa
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.