São Paulo, quinta-feira, 14 de setembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Líder de favela apóia candidata que o prendeu

DA SUCURSAL DO RIO

Preso no ano passado acusado de envolvimento com traficantes, o principal líder comunitário da Rocinha, William de Oliveira, 33, está pedindo votos para a policial que o botou na cadeia: a inspetora Marina Maggessi, candidata a deputada federal pelo PPS.
Oliveira está enviando mensagens a usuários do Orkut convocando-os a votar na policial: "Caros amigos, venho pedir uma grande ajuda a todos, para que possamos melhorar o nosso Brasil, para a deputada federal Marina Maggessi, uma mulher de coragem para fazer mais pelo Rio. Esse voto eu garanto", diz a mensagem.
Quando estava na Polinter, Maggessi comandou as investigações que levaram à prisão de Oliveira, que se diz ser seu fã. "Quando eu fui preso, a primeira coisa que disse a ela foi que sempre quis conhecê-la", declarou Oliveira à Folha.
Maggessi foi responsável pela prisão de vários chefes do tráfico, como Elias Pereira da Silva, o Elias Maluco, assassino do jornalista Tim Lopes, da TV Globo, e pela operação que resultou na morte de Erismar Rodrigues Moreira, o Bem-Te-Vi, então chefe do tráfico na Rocinha.
Escutas telefônicas com autorização judicial flagraram o líder comunitário conversando com Bem-Te-Vi, pedindo dinheiro para a realização de uma festa na comunidade. As gravações mostraram também Oliveira dando instruções para a retirada da favela de fuzis que foram roubados de um quartel do Exército em Copacabana (zona sul) em 2004.
Indiciado pelo crime de associação para o tráfico, Oliveira ficou seis meses preso. Ele nega o crime. Sua prisão foi revogada pela Justiça e ele aguarda a sentença.
O líder comunitário disse que votará em Maggessi por achar que ela tem uma visão social. A própria Marina Maggessi disse acreditar na absolvição de Oliveira e que as investigações indicaram que ele "convivia" e não que era "conivente" com o tráfico. (MARIO HUGO MONKEN)


Texto Anterior: Globo manterá cadeira vazia de ausente no debate
Próximo Texto: Ausente, Lula é alvo de críticas de adversários em debate na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.