São Paulo, domingo, 14 de dezembro de 1997.




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

IMPRENSA
26º Programa de Trainees ensina a trabalhar em jornal
Folha começa hoje a 2ª etapa de programa de treinamento

da Redação

Nove selecionados entre 723 inscritos para o 26º Programa de Trainees da Folha começam hoje a aprender como fazer jornal.
Até 14 de fevereiro, os trainees (aprendiz, em inglês) vão conhecer a rotina diária da Folha, fazer exercícios de redação, acompanhar repórteres e ouvir jornalistas.
Nas primeiras seis semanas, os trainees serão coordenados pelo repórter especial Rogério Simões. Nas duas últimas, serão responsáveis por um caderno. Comandados pelo repórter especial Mario Cesar Carvalho, vão elaborar pautas, fazer pesquisas e reportagens, levantar dados para gráficos e escolher fotos que devem ser feitas.
Os trainees também participam da edição. Sob a orientação de Carvalho, decidem que informações devem ser publicadas e com que destaque, desenham as páginas, dão acabamento aos textos e fazem títulos e legendas.
O objetivo é permitir que jovens interessados em jornalismo fiquem familiarizados com a produção da Folha e tenham tempo para praticar e refletir sobre as atividades da profissão.
"Uma das grandes vantagens é que os trainees podem errar e aprender a evitar os enganos antes de ter textos publicados no jornal", diz Ana Estela de Sousa Pinto, editora de Treinamento e responsável pelo programa.
Os nove selecionados são parte de 49 candidatos escolhidos para participar de um ciclo de palestras, em que ouviram os colunistas Elio Gaspari, Celso Pinto, Gilberto Dimenstein e Alberto Dines e o jornalista americano Michael Kepp. Outros dez selecionados farão parte da segunda turma do 26º Programa, que começa em fevereiro.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.