São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CONGRESSO

Jader e Aécio vencem PFL; FHC tenta manter aliança

Presidente nacional do PMDB recebe 41 dos 81 votos no Senado

Líder tucano derrota Inocêncio Oliveira por 283 votos contra 117

Lula Marques/Folha Imagem
O plenário do Senado na sessão que elegeu jader Barbalho (PMDB-PA) presidente da Casa


DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Jader Barbalho (PMDB-PA), 56, e Aécio Neves (PSDB-MG), 40, vão comandar o Congresso até o fim do mandato do presidente Fernando Henrique Cardoso, em 2002. Eles foram eleitos ontem com maioria absoluta no Senado (41 dos 81 votos) e na Câmara (283 dos 512 votos), após uma disputa bastante acirrada.
As vitórias do PMDB e do PSDB representam um duplo revés para o PFL. O maior derrotado é o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA), que tentou até a última hora, sem sucesso, barrar Jader e viabilizar um candidato de "terceira via". O fracasso dos pefelistas transforma o PMDB no parceiro preferencial dos tucanos.
Na corrida presidencial, o principal favorecido é o ministro José Serra (Saúde), que tem articulado o apoio dos peemedebistas para disputar a Presidência. Perde espaço Tasso Jereissati, ligado a ACM. O governador cearense, porém, ainda conta com o importante apoio do governador licenciado de São Paulo, Mário Covas.
Ontem mesmo, após as eleições, FHC fez questão de sinalizar aos derrotados do PFL que pretende continuar com o apoio do partido. O presidente quer se reaproximar do deputado Inocêncio Oliveira (PFL-PE), derrotado ontem, e fortalecer o chamado "PFL do B", comandado pelo senador Jorge Bornhausen e pelo vice-presidente da República Marco Maciel.


Texto Anterior: Painel
Próximo Texto: FHC quer recompor base e se reconciliar com Inocêncio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.