São Paulo, quinta-feira, 15 de fevereiro de 2001

Texto Anterior | Índice

Sem-terra preparam manifestações para abril

DA REPORTAGEM LOCAL

As principais mobilizações do MST estão marcadas para abril. No dia 17, quinto aniversário do massacre de 19 sem-terra em Eldorado do Carajás (PA), estão programadas marchas e protestos em todo o país.
O tema principal das manifestações será os transgênicos. Empresas de biotecnologia temem a tentativa de invasão de propriedades e a destruição de lavouras de transgênicos.
O MST ainda não definiu quais serão as suas atividades. Além de ações contra transgênicos, devem ser organizados atos contra a importação de alimentos.
É provável que a Monsanto, empresa mais avançada nas pesquisas de alimentos geneticamente modificados no Brasil, seja um dos alvos.
No mês passado, durante a destruição da lavoura de soja da multinacional no interior do Rio Grande do Sul, João Pedro Stedile incitou ações contra a instalação de uma fábrica de fertilizantes da Monsanto na Bahia.

Paraná
Outro possível centro das manifestações será o Paraná. Os sem-terra responsabilizam o governador Jaime Lerner por 14 mortes de militantes desde 1995. O MST tem divulgado vídeo acusando Lerner de patrocinar uma "política de terror" no Estado.
O governo nega o número de mortes e diz ter assentado 24 mil famílias.
Na região metropolitana de Curitiba, estão previstas passeatas e a inauguração de um memorial desenhado pelo arquiteto Oscar Niemeyer pelo assassinato do sem-terra Antonio Tavares Pereira por um policial militar, em maio do ano passado.
Em abril também devem ocorrer novos protestos contra o cadastramento do Incra nos Correios. O MST deverá reunir famílias cadastradas em manifestações contra o governo federal.

Bové
Durante o Fórum Social Mundial em Porto Alegre, lideranças do MST combinaram que os protestos de abril também ocorrerão em outros 25 países ligados à Via Campesina, organização internacional de pequenos agricultores. Na França, os agricultores ligados ao ativista José Bové preparam protestos contra as multinacionais de biotecnologia.


Texto Anterior: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.