UOL

São Paulo, sábado, 15 de fevereiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

BC não fez representação formal ao Ministério Público sobre operações

DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A diretora de Fiscalização do Banco Central, Teresa Grossi, disse que o BC não fez uma representação formal ao Ministério Público Federal sobre as suspeitas que tinha em relação ao Banestado de Nova York.
Segundo ela, os procuradores da República "não têm jurisdição sobre operações financeiras que acontecem no exterior" e, por isso, o Banco Central teria apenas comunicado informalmente suas suspeitas a alguns procuradores que faziam investigações relacionadas ao caso.
O BC argumenta que o comunicado oficial feito à Procuradoria Geral da República, em 1997, já apontava a existência de operações suspeitas em Foz do Iguaçu, inclusive as praticadas por meio do Banestado na época.
O procurador Luiz Francisco de Souza, do Ministério Público Federal em Brasília, enviou na última quarta-feira um ofício ao presidente no Banco Central, Henrique Meirelles, no qual requisita cópias de documentos sobre a agência do Banestado em Nova York que supostamente teriam sido enviados pelo OCC (órgão de regulação e supervisão dos bancos estrangeiros do Departamento de Tesouro norte-americano dos EUA) ao BC.
Ele afirma que está investigando eventual omissão do Banco Central em relação às operações de lavagens de dinheiro realizadas na agência norte-americana do banco paranaense.
O procurador Celso Antônio Três, do Ministério Público Federal em Tubarão (SC), que obteve a quebra de sigilo bancário de todas as contas CC5 do país, diz que o Banco Central foi "absolutamente conivente" com a utilização indevida dessas contas.
"O Banco Central recebe diariamente os relatórios de remessa de dinheiro por CC5. Mas só fez representação ao Ministério Público Federal depois que a CPI dos Precatórios havia tornado público o esquema. Quando iniciamos as investigações, as contas já haviam sido encerradas", diz.


Texto Anterior: Ex-presidente diz não se lembrar de motivo de multa
Próximo Texto: Panorâmica - Justiça: Maluf retira a ação que movia contra Lula
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.