São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Nuvem carregada
Diante do balcão de negócios montado ontem na Câmara, algumas vozes com juízo previam que não está longe a eclosão de um novo "escândalo depurador" dos costumes da Casa.

Leasing de mandato
Ameaçado de perder o comando da bancada do PMDB, José Borba (PR) passou o dia telefonando a líderes de siglas aliadas, aos quais pedia deputados "emprestados" para filiar ao partido e se contrapor à ofensiva dos peemedebistas de oposição.

Porta da esperança
Para trocar o PP pelo PMDB, Lino Rossi (MT) pediu ao ministro das Comunicações, Eunício Oliveira, a liberação da concessão de TV solicitada pelo apresentador Gugu Liberato.

Feira livre
Além da caixa de brindes enviada aos deputados, Virgílio distribuiu caixinhas de água de coco com selos de sua campanha. Greenhalgh presenteou os colegas com castanhas do Pará.

Ex-companheiro 1
A saída de Virgílio Guimarães do PT era dada como certa ontem. Se não abandonar o partido por conta própria, deverá ser convidado a se retirar. Segundo petistas e tucanos, o mineiro negocia sua filiação ao PSDB com o governador Aécio Neves.

Ex-companheiro 2
Virgílio selou sua ruptura com o PT ao encaminhar aos deputados um jornalzinho em que se refere à "turma autoritária" de Luiz Eduardo Greenhalgh. Perdeu um defensor, João Paulo Cunha (PT-SP), quando acusou o presidente de não ter lisura para comandar a eleição da Mesa.

Pedindo o boné
A escolha de José Carlos Aleluia (PFL-BA) para a liderança da minoria na Câmara pode levar à saída de Pauderney Avelino (AM) da sigla. Ele espera receber do líder Rodrigo Maia (RJ) algum "sinal" de que será prestigiado se permanecer no partido.

Grito de liberdade
A derrota de Edison Lobão (MA) na disputa interna do PFL pela primeira secretaria do Senado se deveu ao voto de Cesar Borges, que, num inédito momento de desobediência a Antonio Carlos Magalhães (BA), votou em Efraim Morais (PFL-PB).

Em pessoa 1
Em encontro com Márcio Thomaz Bastos em novembro passado, quando o ministro visitou Altamira (PA), Dorothy Stang e integrantes de movimentos sociais entregaram dossiê sobre o recrudescimento da ação de grileiros em Anapu, onde a missionária foi assassinada.

Em pessoa 2
Já na ocasião, o grupo pediu a criação de força-tarefa e ação efetiva da PF contra o crime organizado em Anapu. O ministro anunciou a criação da delegacia da Polícia Federal de Altamira, mas, segundo participantes do encontro, na cidade onde ocorreu o crime nada foi feito.

Em desvantagem
Na zona de conflito no oeste do Pará, a Terra do Meio, há áreas controladas pelos fazendeiros e suas milícias onde PF, Ibama e Incra não entram.

Aula-modelo
Dublê de professor de biologia na abertura do ano letivo estadual, Geraldo Alckmin explicava à sala que axônio é o prolongamento do neurônio, encarregado de conduzir o impulso às extremidades do corpo. "O axônio da Ana Hickman mede 1,30 m", ilustrou o governador.

Visitas à Folha
Ciro Gomes (PPS), ministro da Integração Nacional, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de Egídio Serpa, assessor especial.
 
Ruy Altenfelder, presidente do CEEA (Centro de Estudos Estratégicos e Avançados), visitou ontem a Folha.

TIROTEIO

Do deputado Paulo Pimenta (PT-RS) sobre o vale-tudo da eleição para a Mesa da Câmara:
-Se para conseguir o voto do colega o deputado faz o que estamos vendo, imagina o que não fará para ter o do eleitor.

CONTRAPONTO

Golpe de vista

O senador pedetista Osmar Dias mantém há anos a tradição de convidar amigos e correligionários para um jogo de futebol nos finais de semana em sua chácara em Curitiba (PR). Torcedor do Corinthians, ele ostenta no local uma fotomontagem em que aparece como "titular" de seu time na década de 70.
Em um desses encontros, estava presente Aladim, ex-ponta do Corithians e hoje vereador pelo PV na capital do Paraná.
O senador fez a brincadeira de costume ao mostrar o pôster:
-Nossos tempos de jogador!
Como Aladim também está na foto, Osmar Dias esperava uma piada como resposta.
-Meu Deus! Eu não lembro do senhor no time-, respondeu ele ao surpreso anfitrião.
-É que esse foi meu jogo de despedida-, continuou Dias.
Aladim ainda passou um tempo olhando a foto até perceber que se tratava de brincadeira.


Próximo Texto: Freira denunciou ameaças ao governo federal há 1 ano
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.