São Paulo, terça-feira, 15 de fevereiro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Carta enviada por freira em 2004 a autoridades

Às autoridades competentes do governo federal e parlamentares federais,

No dia 1 de junho de 2004 foi prometido no Ministério da Justiça a ida da Polícia Federal ao Anapu no dia 4 de junho para paralisar a criminalidade das agressões contra os posseiros e as florestas. Pistoleiros soltos, madeireiros derrubando! A Polícia Federal chegou só no dia 9 às 10h. Foram com as pessoas do Incra (Bruno) e Ibama (Elielson) no rumo de uma grande derrubada do [madeireiro] "Taradão", Reginaldo Pereira Galvão.
Chegando com 200 metros da derrubada, ouvindo moto-serras, tomaram a decisão [de] voltar atrás acusando que a noite poderia alcançar eles na mata. Foram até o acampamento e [no] dia seguinte decidiram voltar até Altamira. A grande derrubada continua e está (...) atenção as outras áreas em Anapu.
Na gleba Mandacari (...) Joaquim Petrola onde tem 153 famílias colocadas pelo Incra (Altamira), [no dia] 27 de fev. [fevereiro] morreu no tiroteio um da Firma Marca de "Segurança" ou Milícia. Agora faz um mês, 22 de maio, que apareceu de novo polícia militar avisando o povo a deixar as terras dentro de oito dias.
Hoje soubemos que é PM [policial militar] de Belém liderada por um sgt. [sargento] Estevão. Fomos informados que ele sgt. é dono de uma firma de segurança Companhia Especial de Segurança "CES".
Também que essa firma colocou quatro homens armados e um desses morreu dia 30 de maio acusando que Hélio do PDS [Plano de Desenvolvimento Sustentável, um tipo de assentamento rural] que foi na vinda do CPMI [Comissão Parlamentar Mista de Inquérito da Terra] em Altamira no 27 de maio. Eles estão ainda na sede do lote 124 do dr. Paulo Medeiros de Carvalho. A Polícia Federal não está visivelmente presente em Anapu. Ninguém de Anapu sabe onde estão. O povo pede a presença urgente hoje, 16 de junho, para paralisar a derrubada de "Taradão" no lote 55, [município de] Bacajá, a milícia na gleba Mandacari e lote 124 de gleba Belo Monte e ficar visivelmente presente em Anapu.
Agradecemos todo o seu apoio e pedimos que facilitem R$ 1.000 urgente para Ibama Altamira para comprar o óleo diesel para os dois carros da Polícia Federal e um do Incra para viajar hoje 16 de junho para prender os homens fazendo a derrubada no lote 55 de "Taradão". (...) Ibama e Incra de nenhum tostão!
Sabendo que vocês interessam que tudo melhorar para o povo de Anapu.
Um abraço.


Texto Anterior: Freira denunciou ameaças ao governo federal há 1 ano
Próximo Texto: Sindicato diz que irmã semeava desordem social
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.