São Paulo, domingo, 15 de fevereiro de 2009

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Valores recebidos por Duda do governo Lula voltam a crescer no pós-mensalão

ANA FLOR
DA REPORTAGEM LOCAL

A investida de Duda Mendonça em mercados importantes como o governo de São Paulo não significou o abandono de campanhas para o governo federal. Em 2008, a agência do publicitário recebeu mais de R$ 12 milhões por trabalhos para o Ministério da Saúde. Somando-se os restos a receber de 2007 (valores pagos em 2008 por serviços prestados em 2007), a empresa do publicitário recebeu mais de R$ 15 milhões no ano passado.
A DM&AP, empresa de Duda, já chegou a receber R$ 63 milhões em um ano (2004) por contratos com o governo Lula. Em 2005, ano em que foi envolvido no escândalo do mensalão, houve uma queda para quase R$ 39,5 milhões. Os contratos diminuíram progressivamente, até chegarem em R$ 9,57 milhões em 2007.
No ano passado, os valores totais voltaram a crescer. A agência de Duda foi responsável por campanhas de planejamento familiar, aleitamento materno e tuberculose.
O contrato entre a DM&AP e a pasta da Saúde é de 2005. A agência venceu licitação para prestar serviços. Foi, depois, prorrogado até abril deste ano.
O levantamento foi feito pela Folha no Portal da Transparência, da Controladoria Geral da União. Os dados foram complementados pelas informações obtidas no Siafi, o sistema de acompanhamento de gastos do governo, com a ajuda da ONG Contas Abertas.
Duda e sua sócia, Zilmar Fernandes, estão entre os 40 acusados pelo STF (Supremo Tribunal Federal) no caso mensalão -39, incluindo os dois, permanecem réus da ação.
A empresa de Duda foi colocada sob suspeita na CPI dos Correios em agosto de 2005. À CPI ele disse ter sido orientado por Marcos Valério, apontado como o operador do esquema, a abrir uma empresa "offshore" no exterior para receber dívidas do PT com campanhas. Ele disse que teria recebido R$ 10,5 milhões no exterior.
No final do ano passado, a defesa de Duda pediu o desbloqueio de seus bens ao Supremo -que ainda não decidiu.
Depois de ficar afastado de campanhas políticas em 2006 -segundo ele, por causa do escândalo do mensalão-, Duda voltou ao marketing político no ano passado, vencendo campanhas em Fortaleza, Belém, São Luís e Belo Horizonte.


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