São Paulo, quinta-feira, 15 de março de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Deputado vai propor mudança de dia de posse no Legislativo

DA REPORTAGEM LOCAL

O deputado federal Arnaldo Jardim (PPS-SP) corre atrás de assinaturas para entrar nos próximos dias com uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) para mudar a data de posse dos Legislativos nos Estados, o que permitira uma combinação de datas com o início da legislatura na Câmara dos Deputados, sempre no dia 1º de fevereiro.
De acordo com ele, se aprovada, a medida não valerá para os deputados estaduais que tomam posse hoje e terminarão a legislatura em 15 de março de 2001.
Nesse caso, a mudança da data de posse nas Assembléias para fevereiro só entraria em vigor em 2015, já que seria inconstitucional encurtar em 45 dias os atuais mandatos.
"Nossa idéia é coincidência das datas de posse", afirmou Jardim.
Apesar de cada mandato ter a duração de quatro anos, a Assembléia paulista, por exemplo, deverá passar por uma grande renovação já no próximo ano.
Isso porque muitos dos atuais deputados já estão em pré-campanha para prefeito em seus redutos nas eleições do ano que vem.

Secretário
Já o deputado Geraldo Vinholi (PDT) votará hoje na composição da nova Mesa Diretora da Casa e amanhã assumirá o cargo de secretário do Trabalho na administração de Gilberto Kassab (PFL) na capital paulista.
A mudança faz parte da aliança entre o PDT, o PFL e o PSDB no Estado.
"Nós, historicamente, sempre estivemos muito próximos do Serra", diz Vinholi.
A aliança garantiu o apoio dos cinco deputados pedetistas ao tucano em São Paulo.


Texto Anterior: Serra respeitará Legislativo, diz Campos Machado
Próximo Texto: Leis delegadas existem desde 1967 em Minas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.