São Paulo, sábado, 15 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula diz que bebe, não é alcoólatra e só se defende

DA REDAÇÃO

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou, em entrevista à revista "IstoÉ" que chegou ontem às bancas, que bebe e fuma charuto, mas disse duvidar de que "qualquer companheiro" o tenha visto bêbado.
"Eu tomava meu aperitivo, e às vezes era na porta de fábrica. Nunca escondi de ninguém", disse ele, com a ressalva: "Duvido que qualquer companheiro tenha me visto bêbado alguma vez ".
No domingo passado, o "New York Times" publicou texto de Larry Rohter segundo o qual o hábito de bebericar de Lula é uma "preocupação nacional" no Brasil. O governo cancelou o visto de Rohter.
Na entrevista, o presidente negou que a medida atinja a liberdade de imprensa. "Se eu não me defender, ninguém vai me defender." Ele argumentou que não pode permitir que seja passada a imagem de que o Brasil é governado por um alcoólatra. "Quando eu for falar com o xeque da Arábia Saudita, ele vai dizer: "Pô, será que esse cara está bêbado? Ele é um alcoólatra'", disse.
"É engraçado: os EUA não concedem visto ao Fernando Gabeira, que seqüestrou o embaixador [americano Charles Elbrick em 1969]. O embaixador já morreu de velho, e ainda hoje o Gabeira não consegue entrar lá."


Texto Anterior: Leia a íntegra da nota do jornal
Próximo Texto: Senado apóia desfecho, e deputado diz estar "preocupado" com Planalto
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.