São Paulo, terça-feira, 15 de junho de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FUMAÇA

Todo mundo precisa de marketing, diz empresário

Fábrica baiana eleva produção de charutos após lançar o "Dom Lula"

DA AGÊNCIA FOLHA, EM SALVADOR

Uma jogada de marketing com o nome do presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi o suficiente para uma pequena fábrica de charutos de Cruz das Almas (BA) aumentar em 150% a sua produção.
Um mês após o seu lançamento, 60 mil unidades dos charutos "Dom Lula" já saem da fábrica Julian Bahia. "Não estou fazendo nenhuma homenagem ao presidente, embora tenha votado no PT. Como todo mundo precisa do marketing para sobreviver, inclusive o governo, eu resolvi criar uma marca que leva o nome do presidente", disse o presidente da empresa, André Dias, 63.
Para ilustrar a caixa, Dias fez uma maquiagem em seu rosto: "Apesar de ter barba branca, o meu rosto é muito parecido com o do presidente. Então, fui a um salão. Com a foto do presidente na mão, pintei a barba de preto".
Antes de lançar o "Dom Lula", a Julian Bahia produzia 40 mil unidades mensais das marcas "Quitéria" e "Caravelas", exportados para Europa e Estados Unidos.
Segundo Dias, apesar do preço baixo em relação a marcas famosas ("vendemos a caixa por um preço médio de R$ 10"), o "Dom Lula" é um charuto de qualidade, feito de forma artesanal. "Reduzimos o preço para ganhar mercado", disse ele, que recentemente deu uma caixa à embaixadora norte-americana Donna Hrinak.
Dias aproveitou o lançamento para sugerir a aprovação de um projeto que reduza os impostos das fábricas nacionais. Segundo ele, os charutos cubanos chegam ao Brasil sem taxa de importação.


Texto Anterior: Artigo: Fala sério, Lula!
Próximo Texto: Toda mídia: PT saudações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.