São Paulo, quinta-feira, 15 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CAMPANHA

Em resposta a ataques de Ciro, petista diz que não precisa "ficar nervoso" para tentar construir imagem de oposição

Ciro tem o mesmo DNA de FHC, diz Lula

DA AGÊNCIA FOLHA, EM FOZ DO IGUAÇU

Assumindo de vez sua nova postura de ataque e dando sinais de uma virtual polarização na corrida rumo ao Palácio do Planalto, o candidato do PT à Presidência, Luiz Inácio Lula da Silva, utilizou ontem toda sua munição contra o presidenciável Ciro Gomes (PPS), comparando-o ao presidente Fernando Henrique Cardoso.
Para Lula, o candidato do PPS é "fruto da mesma árvore" e possui o "mesmo DNA" do presidente da República.
O petista ainda utilizou a linguagem do futebol para afirmar que o adversário não tem "equilíbrio emocional".
Para o presidenciável do PT, que ontem pela manhã participou de uma palestra em Foz do Iguaçu (PR), Ciro Gomes está sendo obrigado a criar factóides ao longo da campanha para buscar um rótulo de oposicionista do governo federal.
"Tem gente que precisa gritar, que precisa ficar nervoso, que precisa xingar alguém para tentar construir a imagem de oposição. Eu não preciso disso", afirmou Lula.
Em entrevista à Folha, na última terça-feira, Ciro havia declarado que o candidato petista tem se rendido às pressões do Palácio do Planalto e, ao mesmo tempo, vem mentindo para a sociedade ao vender a alma para ser presidente do Brasil.
A resposta de Lula aos ataque de Ciro veio ontem. "Só têm esse comportamento os dissidentes, aqueles que são frutos da mesma árvore e que querem se diferenciar [de FHC], embora tenham o mesmo DNA", afirmou o presidenciável petista.

Chutão
Como tem feito nos último meses, Lula mais uma vez usou termos futebolísticos para explicar de forma mais didática seus duelos políticos. Ontem, ele abusou da linguagem para dizer que o candidato do PPS tem problemas psicológicos.
"[Nesta campanha] eu não vou dar chutão. Se o jogador de futebol tivesse equilíbrio emocional, psicológico, marcaria a maioria dos gols [...]." afirmou Lula. "Mas, muitas vezes, em vez de escolher um canto ou encobrir o goleiro, ele tenta dar um chutão. O craque não faz isso. O craque encobre o goleiro, joga a bola de lado e marca o gol. Eu não estou a fim de dar chutão."
Ontem, em um hotel de Foz do Iguaçu, Lula discursou para cerca de mil pessoas, entre militantes, estudantes, sindicalistas e empresários. Uma carreata, com cerca de 30 veículos, levou o candidato petista do aeroporto ao centro da cidade. (EDUARDO SCOLESE)


Texto Anterior: Site de Serra lança jingle ironizando Ciro
Próximo Texto: Petista obtém apoio e ergue taça do penta
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.