UOL

São Paulo, sexta-feira, 15 de agosto de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

JUSTIÇA

TJ deu mais de dez liminares

Cai foro privilegiado para improbidade

DA REPORTAGEM LOCAL

As Câmaras de Direito Público do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo proferiram mais de dez decisões liminares que não reconhecem foro privilegiado para ex-autoridades em ações de responsabilidade por ato de improbidade administrativa.
Na semana passada, houve o primeiro julgamento definitivo da questão, pela 8ª Câmara de Direito Público. O desembargador Caetano Lagrasta foi contra o foro privilegiado e foi acompanhado por mais dois colegas.
"As decisões indicam que a posição do tribunal será a mesma em relação ao foro privilegiado para ações de improbidade administrativa contra autoridades que estão no exercício do poder. O fundamento jurídico é o mesmo: somente uma emenda constitucional poderia ampliar os beneficiários do foro privilegiado", disse o promotor Sérgio Turra Sobrane, da Promotoria de Justiça da Cidadania, autor da ação julgada na semana passada.
O Órgão Especial do TJ e o Supremo Tribunal Federal ainda vão se manifestar sobre o assunto.


Texto Anterior: Regime militar: Comissão quer ampliar benefícios
Próximo Texto: ABL: Marco Maciel se candidata à vaga de Marinho
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.