São Paulo, quinta-feira, 15 de setembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"O Globo" e BNDES contestam dados

DA SUCURSAL DO RIO

O diretor de Redação de "O Globo", Rodolfo Fernandes, contestou as acusações feitas pelo petebista Roberto Jefferson. "O jornal não possui nenhum débito com o INSS e está inteiramente em dia com suas contribuições", afirmou Fernandes a respeito de suposta dívida previdenciária.
"É totalmente fantasiosa a versão de que o jornal fez matérias sobre ele baseado numa suposta dependência da publicidade do governo federal. A participação da verba oficial federal na carteira de anunciantes do jornal é de apenas 2,5% e "O Globo" possui linha editorial, expressa publicamente nos seus princípios e valores, de total independência de governos", disse, por e-mail.
Segundo Fernandes, as "recorrentes afirmações" do deputado quanto a débitos com o BNDES já foram "cabalmente desmentidas", pelo próprio banco e pelas Organizações Globo. "Mas o pouco apreço de Jefferson por fatos o faz repetir indefinidamente essa falsa informação. Não há nenhum débito da empresa com o BNDES. O fato de "O Globo" ter produzido reportagens -nunca desmentidas- que desagradaram ao deputado, mostrando a extensão do esquema que montou em estatais, não permite que ele se afaste da realidade dos acontecimentos."
Em nota divulgada ontem, o BNDES disse ser "absolutamente improcedente" a afirmação de que o banco liberou crédito de R$ 2,8 bilhões para as Organizações Globo. "Embora, como ocorre com todas as empresas radicadas no Brasil, as Organizações Globo tenham o direito de pleitear créditos ao BNDES -que examinará o mérito e decidirá de acordo com as regras da instituição-, tal pleito não ocorreu. Ou seja, as Organizações Globo não pediram e o BNDES não concedeu o alegado crédito", diz o texto. O BNDES chama de "fantasiosa" a acusação de Jefferson. "Não é a primeira vez que o deputado mente sobre esse mesmo assunto", conclui.


Texto Anterior: Organizações Globo são criticadas por deputado
Próximo Texto: Escândalo do "mensalão"/Cassação no ar: STF dá liminar e pára processo contra petistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.