São Paulo, quarta, 15 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Educação terá cooperação

da Sucursal de Brasília

A partir do próximo mês, Brasil e EUA devem dar início a uma série de ações de cooperação na área de educação.
O memorando de entendimentos assinado ontem pelos presidentes Fernando Henrique Cardoso e Bill Clinton prevê o treinamento mútuo de professores e alunos, a troca de experiências sobre o uso de tecnologia na escola e até a criação de uma página na Internet sobre os dois países.
Para viabilizar a execução dessas intenções foi criada uma Comissão de Implementação da Parceria Educacional. O acordo é de dois anos, renováveis por quantas vezes for de interesse dos governos.
Ao todo, entre acordos, memorandos e declarações, os dois governos assinaram oito documentos. Conheça alguns pontos:
1) energia nuclear - prevê a troca de informações, material, equipamento e componentes nucleares. Substitui um acordo assinado entre os dois países em 1971, que já estava desatualizado;
2) tecnologia energética - aprofunda os mecanismos de cooperação na área, prevendo a troca de pesquisadores e cientistas, organização de seminários e execução de projetos conjuntos;
3) programa da estação espacial internacional - a Agência Espacial Brasileira estará desenvolvendo seis equipamentos que serão utilizados pela Nasa (agência espacial norte-americana) no programa da Agência Espacial Européia. Em troca, poderão usar a estação para algumas experiências.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.