São Paulo, quarta, 15 de outubro de 1997.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

DIPLOMACIA
Bandeira norte-americana e boneco do "Tio Sam" são queimados em manifestação
Manifestante perde dois dedos durante protesto contra Clinton

da Sucursal de Brasília

O auxiliar de laboratório Marce lo Scarpati, 24, perdeu ontem dois dedos quando o foguete que tenta va soltar estourou em sua mão di reita. O acidente ocorreu durante protesto contra o presidente nor te-americano, Bill Clinton, em frente ao Congresso.
Os manifestantes queimaram a bandeira dos EUA e um boneco de "Tio Sam" (símbolo dos Estados Unidos). Também jogaram estru me -dos cavalos da Polícia Mili tar que faziam a segurança- con tra a limusine de Clinton.
A comitiva de Clinton não se in comodou com os manifestantes. Quando o presidente passou dian te do protesto, os norte-america nos da comitiva acenaram e foto grafaram os manifestantes.
Logo após a explosão, Scarpati foi levado imediatamente por bombeiros ao HRAN (Hospital Regional da Asa Norte). A mão ainda sangrava quando ele entrou no carro dos bombeiros. Scarpati é membro há cinco anos do CDR-I (Comitê de Defesa da Revolução Cubana-Internacionalista), uma entidade envolvida no protesto.
Segundo o hospital, existe a pos sibilidade de reimplantar cirurgi camente os dedos decepados. Os pedaços dos dedos foram recolhi dos no gramado em frente ao Con gresso, embalados em gelo e trans portados ao HRAN.

Cem pessoas
Pouco mais de cem pessoas fo ram ontem à praça dos Três Pode res ver de perto o presidente nor te-americano, Bill Clinton. Eram estudantes fazendo protestos an tiamericanos, seguidores de seitas, fãs dos EUA, curiosos e até líderes comunitários de cidades-satélites.
As faixas de "Welcome (bem-vindo)" ficaram ao lado dos cartazes de "Go home, get out (vá para casa, fora)".
"Eu esperava mais gente, mas tudo bem, tá legal assim mesmo", afirmou o estudante Leonardo Fernandes, 18, que faltou à aula para protestar contra a política norte-americana.
Vestia uma camiseta vermelha com inscrições de críticas a Clin ton.
Fã incondicional do presidente norte-americano, o aposentado José Aluízio de Pontes, 59, pai de Billzinho, 2, trouxe a faixa escrita "Welcome" e ficou de plantão na praça com a família inteira. O no me completo do menino é Paulo Jeferson Clinton, uma homena gem ao presidente dos EUA.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.