São Paulo, Sexta-feira, 15 de Outubro de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MG
Presidente do BC vai a Belo Horizonte
CUT diz que espera Fraga "com ovos"

Juca Varella/Folha Imagem
Cerimônia de encerramento das manobras da PM em Furnas, à qual Itamar não compareceu


free-lance para a Agência Folha, em Belo Horizonte

O presidente da CUT (Central Única dos Trabalhadores) de Minas Gerais, Paulo César Funghi, disse que a entidade vai realizar uma manifestação de repúdio com "ovos e tomates podres" contra o presidente do BC (Banco Central), Armínio Fraga, que vai a Belo Horizonte na próxima quinta-feira.
Fraga receberá o título de "Personalidade do Ano", concedido pelo Ibef (Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças).
Declarações do presidente do BC desaconselhando investidores minoritários estrangeiros a investir em Minas, feitas no começo do mês em Nova York, causaram diversas manifestações de repúdio -inclusive de aliados do governo- em Minas e em Brasília.
O presidente da CUT mineira disse que começa hoje a convocar os manifestantes e que espera reunir 300 deles na porta do hotel onde Fraga será homenageado.
A assessoria de imprensa do BC informou que está confirmada a ida de Fraga a Minas Gerais.
A Assembléia Legislativa declarou Fraga "persona non grata" no Estado dias depois das declarações feitas em Nova York.
O governador de Minas Gerais, Itamar Franco (PMDB), disse na semana passada que, se Fraga tivesse "vergonha na cara, não pisaria em solo mineiro".
No mesmo dia, o vice-governador Newton Cardoso (PMDB) deu a idéia adotada agora pela CUT, de receber o presidente do BC com "ovos e tomates".
Itamar não estará em Minas na próxima semana. Ele viaja no domingo para a França, onde faz uma palestra.
Segundo o Ibef, a eleição de Fraga como "Personalidade do Ano" foi feita antes das declarações do presidente do BC em Nova York.
A Procuradoria Geral do Estado de Minas Gerais ajuizou ontem contra o presidente Fernando Henrique Cardoso, Fraga, a União e o BC uma ação no Supremo Tribunal Federal pedindo ressarcimento por danos morais devido às declarações de Fraga.

Manobras
A solenidade de encerramento das manobras da Polícia Militar mineira ocorreu ontem na cidade de Capitólio, na região da central elétrica de Furnas, em clima de constrangimento. Os oficiais da PM e prefeitos de cidades da região esperavam a presença de Itamar, que não apareceu.
Itamar, como apurou a Agência Folha, não foi à região por estar "magoado" com coronéis da cúpula da PM mineira que foram contra a realização das manobras por achar que o governador está fazendo uso político da corporação. (RANIER BRAGON)


Texto Anterior: Arrependido: Pastor "tem vergonha" de dossiê Cayman
Próximo Texto: Grampo no BNDES: Suspeito mentiu, afirma PF
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.