São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MAKING OF

Surpresa
Após o debate, José Serra (PSDB) foi abordado por uma repórter que fez perguntas sobre Gilberto Kassab, seu vice, presente no debate. Serra respondia calmamente até que sua assessora o interrompeu e o informou de quem se tratava: era uma repórter da equipe de Marta Suplicy (PT).

Recado
Imediatamente, o tucano pegou a repórter pelo braço e disparou: "Você está gravando isso para o programa da Marta? A nossa equipe não acompanha os outros candidatos". Mandou recado aos petistas: joguem mais limpo. "Não começa a jogar sujo como neste debate."

Em pé de guerra
Nos bastidores do debate, o marqueteiro de Marta, Duda Mendonça, afirmava que, agora, a campanha vai ser mais tensa: "Vai ter guerra, sim", declarou. "Quem procura acha", completou.

No divã
Conhecido por seu temperamento explosivo, o secretário da Segurança Pública do Estado, Saulo de Castro Abreu Filho, colocou Marta no divã: "A prefeita tem muita dificuldade de conviver com críticas". Aconselhou: "Quem está no governo é para ser criticado pela imprensa e pela população, para melhorar".

Temperatura alta
Antes de subir no palco do debate da Bandeirantes, José Serra pediu ao diretor de Jornalismo da emissora, Fernando Mitre, para "aumentar" a temperatura do estúdio. O candidato tucano alegou dor de garganta.

Abastecida
No intervalo do terceiro para o quarto bloco, quando o clima esquentou entre partidários de Serra e de Marta, José Genoino saiu para fumar. "Fui abastecer", justificou, ao voltar.

Nem PT nem PSDB
A única torcida que apareceu foi a do PV, que apóia Serra. Vestidos com camiseta com o nome do tucano, entoavam lemas como "Ah, eu tô ligado. Partido Verde é tudo favelado". Os militantes -não pagos, segundo eles- vieram das zonas sul e leste em ônibus fretados pelo PV. Ganharam lanche.

Apatia geral
Na Mercearia São Pedro, bar da Vila Madalena, zona oeste de São Paulo, o produtor de vídeo Eduardo Gehrke, 45, assistia sozinho ao debate numa das duas TVs da casa. "Há uma apatia política generalizada", disse o eleitor de Marta. Na parte da frente do bar lotado, outra TV estava ligada na Bandeirantes. Sem som, ninguém prestava atenção aos candidatos.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Análise: Confronto tornou tudo mais vivo e real
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.