São Paulo, sexta-feira, 15 de outubro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PANORÂMICA

CAMPO MINADO


Polícia deve desalojar hoje sem-terra que invadiram propriedade rural em Cajamar
Pelo menos cem integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) invadiram anteontem a fazenda São Luiz, em Cajamar (SP). A Justiça expediu ordem de reintegração de posse solicitada pelo proprietário da fazenda, Luís César Aloe Nascimento, no dia da invasão. A Polícia Militar disse que cumprirá a ordem hoje, mesmo que o MST resista.
"A Polícia Militar deslocará um efetivo para a fazenda amanhã para acompanhar a saída dos sem-terra. Se eles não saírem, teremos de cumprir a lei", disse o major do 26ª Batalhão da Polícia Militar Metropolitana, Clóvis Magalhães de Farias.
A área, que possui cerca de cem hectares, fica na divisa com a cidade de Jundiaí (SP). O dono nega que a fazenda seja improdutiva e diz plantar eucaliptos. Uma das coordenadoras do acampamento, Maria de Paulo Nascimento, disse que os sem-terra cumprirão a ordem judicial e sairão hoje pela manhã.
Os sem-terra haviam deixado a mesma fazenda no último dia 10 de setembro depois de uma ordem de reintegração de posse. Na ocasião, ao menos 300 sem-terra estavam na área. Até ontem, os sem-terra já haviam erguido três dormitórios coletivos e um refeitório com lonas plásticas. "Nós pretendíamos ficar no local, mas para evitar confusão deixaremos a área, que entendemos ser improdutiva. Nós queremos trabalhar, plantar e morar", disse Nascimento, do MST.
(DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPINAS)

Texto Anterior: Porto Alegre: Orçamento Participativo une PPS e PT no debate
Próximo Texto: Rio São Francisco: Manifestantes protestam contra transposição
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.