UOL

São Paulo, sábado, 15 de novembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Controle externo pune juiz, diz Naves

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente do STJ (Superior Tribunal de Justiça), Nilson Naves, afirmou ontem que a defesa do controle externo do Poder Judiciário é feita por aqueles que querem "punir" os juízes.
"Estão querendo criar um conselho, não para proteger a magistratura, mas para puni-la. Esses estão na contramão da história", declarou Naves, em São Paulo, onde fez palestra sobre a reforma do Judiciário na Unip (Universidade Paulista), na Vila Guilherme (zona norte).
Naves se disse a favor do controle do Judiciário, por meio do aumento do poder do atual Conselho Nacional de Justiça. "Esse órgão fiscaliza o Judiciário administrativa e orçamentariamente. Estamos pleiteando ao Congresso que possa ter também poderes correcionais", afirmou o presidente do STJ.
Naves declarou que a Operação Anaconda, que investiga prática de crimes de pelo menos três juízes em São Paulo, é um exemplo de que o Judiciário não precisa de controle externo.
"A operação partiu do próprio Judiciário. A interceptação telefônica só foi possível graças a uma ordem judicial. É o Judiciário cortando na própria carne", disse.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Mordaça: Jornal da Câmara se retrata por "erro"
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.