UOL

São Paulo, quinta-feira, 16 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Sarney ameaça levar disputa para o plenário

JOSIAS DE SOUZA
DIRETOR DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O senador José Sarney (PMDB-AP) levará às últimas consequências a sua candidatura à presidência do Senado. É o que reafirmou ontem, em diálogos telefônicos, a aliados e lideranças do PT.
Normalmente comedido, Sarney utiliza nos bastidores um discurso que não lhe é peculiar. Diz que disputará no plenário do Senado mesmo que perca para o adversário Renan Calheiros (PMDB-AL) a disputa interna na bancada peemedebista.
Na legislatura passada, travou embate semelhante com Jader Barbalho (PMDB-PA). Desertou na última hora. Sustenta que o cenário agora é diferente, com a máquina do governo a seu favor.
Sarney tramava ontem contra a reunião da bancada marcada para hoje. Tentava esvaziá-la. Mas dizia-se preparado para enfrentar qualquer resultado.
O alto comando da ala anti-Sarney reuniu-se na casa do deputado Geddel Vieira Lima (BA). Entre os presentes, Michel Temer, presidente do PMDB, e Eliseu Padilha, ex-ministro dos Transportes. Pelo telefone, Renan informou que previa arrastar para a reunião pelo menos 12 dos 20 senadores da bancada do PMDB. Amealharia no mínimo 11 votos.
A cúpula do PMDB traçou planos para o caso de vitória e de derrota. Nenhum cenário contempla a hipótese de composição com Sarney. Vencendo Renan, cobrará do governo petista respeito à vontade soberana da bancada alheia. Esvaziada a reunião, tentará emplacar um terceiro nome.
Uma idéia que, para azar de Sarney, não desagrada totalmente o PT. Com uma base congressual frágil, o governo não quer esmagar a ala do PMDB anti-Sarney.
Se melar a reunião, Sarney ganha tempo para se expor como candidato oficial. Aposta que os peemedebistas não resistirão ao poder de sedução da popularidade de Lula e dos cargos oficiais por preencher. Vende-se como o melhor elo com o governo.


Texto Anterior: PTB obtém cargos e diz que "vota em quem PT mandar"
Próximo Texto: Aleluia será o novo líder do PFL na Câmara
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.